A preparação da festa, por Andrea Kaufmann

Ana, minha filha, nasceu num bonito dia de outubro. Em pleno dia 9.
Naquele dia, foi o dia em que conheci minha filha. E é justamente todo ano, nesse mesmo dia que comemoro esse fato.
Como a festa começa na preparação, curto e degusto-a com pelo menos um mês de antecedência; preparando e organizando mas consultando a filha que a cada ano cria mais opinião. Gosto de dar festas em casa, então o lugar já está certo, o cardápio fica a meu critério, o tema ela sugere, os convidados ela escolhe e o bolo ela faz questão que seja do jeitinho que ela imaginou.
Naquele ano o bolo foi definido após muito a Ana pensar, sonhar, decidir, mudar, decidir de novo, mudar e enfim decidir: chocolate e m&m. E assim foi feito. A Li, doceira no restaurante, preparou um daqueles fofos, molhadinhos e não tão doces mas saborosisímos bolos que ela faz. Mas o fato é que tudo deu errado, e simplesmente a Li nunca chegou. O carro quebrou, a cidade alagou, tudo travou e coube a mim a tarefa de preparar o bolo do ano para minha filha em apenas algumas horas.
Olhei em volta e assim que a vi soube que ia dar tudo certo. Juntei os gemas, o açúcar e ela cuidou para ficarem bem branquinhos. Adicionei farinha, leite, baunilha, chocolate, fermento e ela trabalhou duro para integra-los e afofa-los. A parte coloquei só as claras, e lá vai ela areando-as até transforma-las em neve. A sua voz quase num ronronar , me dizia a cada instante: vai dar tempo, vai dar tempo… Enquanto isso o recheio de brigadeiro ia sendo feito e em menos de 2 horas o bolo do ano ficou pronto com o som da campainha do primeiro amiguinho chegando.
A Ana adorou, se lambuzou e para mim foi bom saber que nas horas que mais preciso, sempre conto com  a minha Kitchen Aid.

Andrea Kaufamnn é formada em gastronomia pelo SENAC e comunicação social, trabalhou com publicidade por oito anos até decidir comunicar-se por meio dos alimentos. Quase autodidata devoradora de literatura gastronômica. É chef e proprietária do AK Delicatessen. 


1 comentário
Fagner

janeiro 13, 2010 @ 07:29

Responder

Sou da Zona Norte de Porto Alegre

Parabéns pelo blog.

Sempre quando eu posso eu volto aqui.

Abraços

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
PorCobra
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016