Capelletis à la Caruso – Por Nospheratt

Aqui estou eu, celebrando o Dia Internacional da Mulher no Homem na Cozinha. Bacana, né?

Eu amo esta receita. Diz a lenda que foi inventada aqui no Uruguay, em homenagem ao tenor italiano Enrico Caruso, durante uma visita que ele fez ao país. Todos os restaurantes, desde os mais chiques até os humildes restaurantes de bairro oferecem este prato, em variações mais ou menos bem feitas.

O molho é delicioso. A receita original é com capelletis, mas ele pode ser usado para qualquer tipo de massa. Vai muito bem com ravioles, e eu já experimentei até com macarrão parafuso. Se você é aventureiro, sirva um bom prato de batatas fritas com este molho – é uma coisa de outro mundo!

O Cobra perguntou porquê eu escolhi esta receita. Bem, porque é um dos meus pratos preferidos, é muito fácil de fazer, e é sucesso garantido quando tenho convidados. Também achei interessante compartilhar uma receita típica do país onde moro.

Então, vamos à receita? Esta quantidade de molho dá para meio quilo de capelletis – ou um pouco mais, se você economiza no molho.

Molho Caruso – Ingredientes

  • 250gr de champignons picados
  • 1/2 xícara de cebola picada (opcional – eu sempre coloco)
  • 250ml de água
  • 250ml de creme de leite
  • 250ml de leite integral (pode ser substituído por mais creme de leite)
  • 2 cubos de caldo de carne (ou 1 colher de sopa de extrato de carne )
  • 3 colheres de sopa de maizena
  • 100 gramos de presunto ou bacon picado
  • 1/2 xícara de parmesão ralado (quanto melhor o queijo, melhor o molho)
  • Noz moscada à gosto

Preparação

1 – Se você vai incluir a cebola (eu recomendo que sim), coloque um pouco de azeite ou manteiga na panela, e frite levemente a cebola e os champignons. Pode salgar os vegetais à gosto, se desejar.

2 – Quando a cebola estiver transparente, adicione a água, o creme de leite, o leite (caso esteja usando) e os cubos ou extrato de carne. Deixe esquentar, e enquanto isso, dissolva a maizena em um pouquinho de água ou leite. Quando começar a levantar fervura, adicione a maizena dissolvida e mexa até engrossar.

3 – Quando o molho adquirir consistência cremosa, adicione o queijo ralado e o presunto, mexendo sempre. Deixe um minuto mais no fogo, desligue e adicione noz moscada à gosto. Está pronto! :)

Dicas

– Se você tem medo que a maizena embole, adicione-a (dissolvida) antes de que comece a levantar fervura, e mexa constantemente até engrossar. Vai demorar um pouco mais de tempo, mas é mais seguro para quem não tem prática.

– Se o molho ficar muito ralo, dissolva um pouco mais de maizena e adicione. Se ficar muito grosso, adicione leite até atingir a consistência necessário. Nesse caso, corrija o sal.

– Também fica ótimo com bacon crocante (frito para retirar a gordura), ou com presunto cru, para quem gosta.

– Se você substituir o leite por creme de leite, pode trocar a água por leite.

– Este molho pode ser feito com antecedência, e esquentado na hora. Ele vai engrossar ao esfriar, então talvez seja necessário adicionar mais leite ao esquentar, para atingir a consistência do seu agrado.

Buen provecho! :)

Nota do Editor – A Nospheratt é editora do excelente Blosque


3 Comentários
alvaro baccino

fevereiro 8, 2010 @ 15:38

Responder

oi cobra…da hora esa receita meu!!! ainda bem que entre no seu espacio. bo te contar que nao lembraba da receita e amanha tenho que fazer una massa nova no meu servicio ai bo ter que multiplicar esas cuantidades por dez, mas valeu msmo eu me chamo alvaro moro en belo horizonte minas gerais y meu pais de origen es uruguay ( montevideo) un saludo!

Maria Liliane Martini

maio 27, 2013 @ 13:38

Responder

Tens toda a razáo, é delicioso!!! Com batata frita é dos deuses, quando como com “fritas” é prato único. Uma dica: minha sogra que era uruguaia, na sua receita colocava paté. Sim um pouco de paté fica ótimo.Eu moro no Uruguai tbem e é verdade que este prato foi criado aqui. Boa pedida!!

Julioebruna Silveira

abril 30, 2014 @ 18:12

Responder

Amei ja vou fazer huhuuuuuu!!!!!

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
PorCobra
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016