Uma das melhores coisas que tenho aproveitado da faculdade, são os 5 ou 10 minutos pós aula, quando converso a sós com os professores, trocando ideias, debatendo assuntos da aula ou como tem acontecido mais frequentemente quando debatemos sobre os trabalhos que precisaremos fazer ao final do semestre.

Na minha faculdade, a cada semestre teremos um trabalho integrado para aplicar os conhecimentos de todas disciplinas lecionadas no período (falarei dele em breve) e o tema que meu grupo escolheu foi a Gastronomia Hospitalar, tomando como base um paciente com câncer gastrointestinal em fase de desenvolvimento avançado e em tratamento quimioterápico. Os professores abraçaram a ideia e a troca de experiências tem sido bastante enriquecedora para mim. Com a chegada da data de decisão dos pratos que serão elaborados, fui apresentar nossos objetivos para a professora de nutrição a opção um brigadeiro de banana preparado com leite condensado de soja, já que uma das restrições desse paciente é o açúcar. Eis que ela me questiona se a redução do leite condensado de soja seria suficiente para a mudança da receita e começamos a debater outras possibilidades de sobremesa para o paciente e surge a Cartola.

A cartola é um doce tradicional do Nordeste Brasileiro e reza a lenda que surgiu nas casas-grandes dos engenhos e utilizava basicamente alimentos de fácil acesso na região – Banana, Queijo do Sertão (ou queijo Manteiga), Açúcar e Canela, eis que quando cheguei em casa, não consegui tirar a tal cartola da cabeça… então surge essa receita rápida, prática e deliciosa para vocês.

Cartola adaptada express

Cartola Express

Ingredientes

  • 1 Banana (eu cortei em rodelas, mas o ideal é o corte longitudinal)
  • 1 fatia espessa de queijo manteiga (eu usei queijo prato fatiado – 3 fatias)
  • Açúcar e Canela misturados
  • Manteiga
  • Modo de preparo

Modo de preparo

  1. Derreta a manteiga e frite a banana até que ela fique corada.
  2. Coloque a banana em um refratário e cubra-a com o queijo e leve ao forno pré aquecido a 180o até que o queijo derreta.
  3. Monte o prato com a banana por baixo, o queijo logo acima e cubra com a mistura de canela com açúcar.
  4. Sirva imediatamente.
  5. Modo de preparo alternativo
  6. Derreta a manteiga e frite a banana até que ela fique corada.
  7. Em outra frigideira anti aderente, derreta o queijo até que forme uma “casquinha”.
  8. Monte o prato com a banana por baixo, o queijo logo acima e cubra com a mistura de canela com açúcar.
  9. Sirva imediatamente.
http://www.homemnacozinha.com/cartola-express/