Depois de um certo afastamento cuidando de outras questões estruturais aqui do Homem na Cozinha,   volto com uma receita que prometi no facebook – a Ciabatta.

A Ciabatta é um pão branco, originado da Itália se tornou conhecido com a chegada dos panini aqui no Brasil.

Ciabatta

 

ciabatta

Ingredientes

 

400 g de farinha de trigo

4 g de melhorador de pães

286 g (sim, em gramas) de água

8 g de fermento biológico seco

8 g de sal

24 g de azeite

 

Modo de preparo

 

Junte a farinha de trigo e o melhorador de pães. Em uma batedeira com o gancho ou com as mãos, adicione 2/3 da água, sempre mexendo /batendo a massa. Adicione então o fermento e após misturá-lo, adicione sal.

Adicione então o azeite e aos poucos o restante da água (sovando ou batendo na batedeira) até que  massa fique lisa (ponto de véu).

Quando a massa atingir o ponto de véu, unte uma assadeira e deixe a massa descansando por 40 minutos, coberta (não aperte) com filme plástico.

Ligue então o forno a 230o C. Coloque um pirex de vidro no forno.

A massa irá crescer um pouco, mas ainda não está fermentando.

Realize então a primeira dobra. Estique a massa e dobre nas quatro pontas (como se fosse um travesseiro). Deixe descansando por mais 40 minutos.

Realize a segunda dobra e aguarde mais 40 minutos.

Polvilhe farinha na bancada e com ajuda de uma espátula de metal ou faca, particione os pães.  Acondicione os pães com 5 dedos de distancia um do outro em  outra assadeira untada. Polvilhe farinha sobre cada pão e deixo-os fermentando em cima do forno pré aquecido até que ao menos dobrem de tamanho.

Coloque as assadeiras no forno e coloque água no pirex de vidro. Isso formará um vapor no seu forno (necessário para deixar o pão com casca endurecida característica da Ciabatta).

Asse os pães até que fiquem levemente dourados.

Veja outras Receitas de Pães aqui no Homem na Cozinha

Siga o painel Pães – Receitas e Dicas de Homem na Cozinha no Pinterest.