Ingredientes
1 parte de água
2 partes de açúcar

Modo de preparo
Em uma panela grossa coloque á agua e açúcar e leve até atingir fervura.
Não mexe em hipótese nenhuma, pois a calda irá açucarar. Verifique o ponto desejado.

Quais são os pontos de calda de açúcar?

Existem graduações de calda e ela é medida de acordo com a cor da mesma. Quanto mais escura. Os pontos de calda são:
Calda rala – serve para fazer desenhos em superfícies lisas. A forma de teste é retirar um pouco da panela com uma colher , ao derramar forma um fio bem fininho. Caso você tenha termômetro, esse é o ponto da calda a 100º.
Calda fio forte – Serve para recheios e geleias. O teste é fazer o fio como a calda rala, porém o fio é mais grosso. Temperatura – 103º.

Calda Gota – Essa calda é mais grossa que a anterior. Ao fazer o teste da colher, forma-se uma gota no final do fio. Temperatura – 108º.

Calda ponto de bala mole – Utilizada para balas. Nesse caso o teste é colocar um pouco dentro de um copo com água fria. Teremos um caramelo que pode ser apertado com os dedos. Temperatura – 110º

Calda ponto de bala dura – usado para fazer bala de coco. É o ponto que ao fazer o teste do copo, a bolinha imediatamente fica rígida. Temperatura – 125º

Calda ponto de caramelo – é a calda de pudim. Sabemos que está pronta  quando a calda fica dourada, quanto mais dourada, maior o cheiro e sua consistência. Temperatura – 145º.

Existem outros pontos de calda intermediários, mas optei por demonstrar apenas os mais usados para facilitar para quem está começando.