Outro dia comprei duas romãs com o objetivo claro de fazer molho de romã. É raro, mas eu realmente comprei o ingrediente pensando na comida e sabia exatamente o que e como faria. Porém, qual seria o prato que acompanharia esse molho ? Hoje eu tive a resposta – Costelinha de porco.

Quando cheguei logo cedo à cozinha para preparar meu café da manhã, vi que a moça que trabalha em casa havia tirado do freezer uma porção de costelinhas de porco e logo o molho de romã me veio a cabeça. Preparado o molho, partimos para a preparação da costela. O resultado você vê abaixo.

 

Ingredientes

1 costela de porco desossada
1 cebola
1 xícara de vinho tinto
1 colher de sopa de mel
Sal
Pimenta do reino
Salsão
Cenoura
Azeite

Modo de preparo

Corte a costela entre cada pedaço de osso e retire-os com uma faca (você pode pedir que o açougueiro o faça). Tempere os pedaços com sal, pimenta do reino e azeite.
Corte a cebola em rodelas e misture o restante dos ingredientes em um saco para marinar. Coloque os pedaços da costela e deixe marinando por 1 hora.

Retire os pedaços de cebola e coloque a carne e o caldo em uma assadeira. Leve em forno baixo (180o.) pré-aquecido por 20/25 minutos. Quando a costela estiver dourada, ela está pronta.

Sirva imediatamente com o caldo de romã.

Observações:

Depois de preparado e a receita escrita, pensei que fazer a costela “envelopada” em papilote de papel alumínio à deixaria mais umida e saborosa.

Quando terminei, vi o restante do caldo de vinho e a cebola na assadeira e preparei um molho de cebola doce: Na própria assadeira, coloquei um copo de água filtrada e aqueci na boca do fogão para amolecer a crosta da assadeira. Coloquei tudo em uma panela e adicionei uma colher de mel. Deixei ferver e reduzir. Fez sucesso 🙂 .