sinnatrah

Curso prático ensina você a produzir sua própria cerveja

sinnatrah

Uma bebida fermentada, a base de cereais e água. Talvez a mais antiga bebida alcólica já produzida pelo ser humano – os primeiros registros nos levam à 6000 a. c., essa é a cerveja.

O processo básico de fabricação envolve malte (amido), fermentação, lúpulo e água e a qualidade desses ingredientes é um dos fatores mais importantes no produto final.

No Brasil, até pouco tempo atrás tínhamos pouca variedade de cervejas, com baixa qualidade, o que criou a cultura de beber a cerveja “estupidamente gelada”.

Mas eu não vim aqui falar de história de cerveja e sim contar uma experiência que vivi no ano passado – Produzi minha própria cerveja, para depois consumi-la.

 Como fazer sua própria cerveja?

Recebi um convite da Sinnatrah, uma cervejaria-escola, com 9 anos de vida, para participar do modulo básico de cerveja artesanal. A aula aconteceu em um sábado e foi totalmente prático. Dois dos sócios da escola – o Rodrigo e o Alexandre – intercalavam-se nos processos e nas explicações teóricas de cada etapa do processo – do cozimento dos grãos, ao resfriamento. Tudo isso, obviamente regado a cerveja de EXCELENTE qualidade produzida por  eles (atualmente eles tem 6 cervejas artesanais).

Ao final do sábado, a cerveja American Pale Ale que produzimos foi para o tanque de fermentação aguardar 15 dias para o envase. Infelizmente não pude ir no dia do envase e acabei perdendo alguns conceitos.

Eu poderia descrever passo a passo o curso, mas estragaria a magia é que ver água e um monte de grãos se tornarem uma bebida impecavelmente deliciosa, realmente vale a pena e em breve farei a HnC01 com o pessoal da Sinnatrah.

Serviço

Ministrado aos sábados é destinado para quem quer entender como a cerveja é feita ou deseja produzir sua propria bebida como hobby. Inclui horas de teoria sobre história da cerveja e seus ingredientes, beer break e, claro, muita prática: ao final todos os alunos levam garrafas de uma American Pale Ale feita no dia para casa. O aluno sai do curso pronto para fazer suas próprias receitas em casa de acordo com o gosto pessoal, deixanddo mais escura, mais alcóolica ou amarga, por exemplo.

A escola ministra a versão básica e avançada do curso além de um módulo para quem quer aprender a degustar cervejas especiais:www.sinnatrah.com.br

 

Próximas turmas

19/1 Básico,

26/1 Básico,

9/2 Festa de Carnaval com 200 litros de chope – consulte o site para maiores informações

 

Sinnatrah Cervejaria-Escola

Rua Cajaiba, 157 – São Paulo – SP – 05025-000


Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
PorCobra
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016