edamame

Edamame

Continuando o #365receitas, a receita de hoje não é bem uma receita e sim um modo de preparo de um alimento que vem aparecendo cada vez mais e é bastante nutritivo e saudável. O Edamame ou grãos de soja verde apareceu nos restaurantes japoneses aqui em São Paulo uns 2 ou 3 anos atrás.

Pesquisando mais sobre o assunto, o nome em japonês significa “galho de feijão” e eu, que só tinha consumido o edamame em restaurantes japoneses, não tinha entendido o porque até comprar pela primeira vez. Imaginei que viriam congelados em sacos plásticos de 500 g ou 1Kg, mas não. Na Liberdade (bairro dos orientais aqui em São Paulo), ele é vendido em ramos “in natura”, exatamente como um galho de feijão.

Como é um modo de preparo, não farei o tradicional “Ingredientes”e “modo de preparo”, será um bate papo escrito.

foto: Joyosity em Creative Commons

Com vem em galhos, você deve separar um a um. Use o escorredor de macarrão e lave-os em água corrente, esfregando um contra o outro. Quando comprei, ele veio realmente bastante sujo e confesso que achei que nunca conseguiria limpá-los. Mas consegui.

Fiz diversas pesquisas, conversei com chefs de restaurantes japoneses e existem diversas formas de preparo do edamame. Vou relatar duas delas aqui (mas confesso que no vapor eu não testei e não sei se testarei, pois a cocção em água fervente é muito rápida).

Em água fervente

Enquanto você estiver lavando as favas, leve água em abundância para ferver. Com as favas ainda molhadas, adicione 10 g de sal para cada 100g de edamame (in natura) e esfregue-os bem. O sal irá “engrossar” um pouco e você colocará as favas na água fervente, deixando-as cozinhar por aproximadamente 5 minutos (até ficarem macias).

Escorra e jogue em água com gelo para interromper o cozimento.

A soja pode ser comida fria ou quente. A escolha é sua.

No vapor

Faça os processos de limpeza tal qual a outra forma de preparo, e leve os grãos à panela de cozimento no vapor já com água fervente e cozinhe por 8 a 10 minutos. Interrompa o cozimento com o gelo também.

Como comer o edamame

No edamame você não come as favas, come apenas os grãos. Dessa forma, usando os dentes você pode romper a fava e devorar os grãos.

Dica: Coloque um filme, escolha uma bebida e substitua a pipoca ou chocolate do doce por edamame.

 


1 comentário
Eliza Sanae Hori Belli

abril 24, 2014 @ 16:12

Responder

Mas, no Japão sim, é vendido como você imaginou: congelados em sacos de 500gr. e 1kg., alias pre-cozidos. E também são deliciosos!!

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
PorCobra
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016