Um Bar precisa de alguns componentes básicos para não ter seu funcionamento comprometido e abaixo iremos relacioná-los de acordo com as seguintes categorias:

  • Copos
  • Acessórios,

e finalmente

  • Bebidas

Antes de começar a preparar os drinques e coquetéis, você vai precisar equipar sua casa com algumas bebidas e utensílios. Eles vão te ajudar a preparar as bebidas com mais facilidade e precisão nas medidas. Bebidas
– Vodka;
– Gin;
– Whisky;
– Rum ;
– Conhaque;
– Licores (pêssego, laranja, menta, chocolate)
– Vermute;
– Cachaça;
– Vinhos;
– Champagne;

Utensílios
– Copos (clique aqui e veja os modelos)

– Abridor de garrafas

– Balde de gelo: indispensável para o seu bar. Existem dois tamanhos básicos – o pequeno, para servir gelo em destilados, e o grande, para espumante e vinho branco. Também é usado para gelar copos

– Colher de bar (bailarina) : usada como medida de bar, principalmente para mexer drinques no mixing glass. Ajuda também a separar bebidas de coquetéis em camadas, fazendo um efeito bacana

– Coqueteleira (shaker): existe em diversos modelos, tamanhos e designs. As mais usadas são as de metal. Para quem não tiver um em casa, pode-se adaptar com um copo de mixing elétrico

– Dosador (ou medidor de bar): Os mais comuns são os de 50 ml. Nos Estados Unidos, fabrica-se um modelo com medidas em onça (oz). Na hora de escolher, prefira a versão nacional

– Faca de bar: existe um modelo especial para bartender, vendida em lojas de utensílios domésticos, mas pode ser substituída por uma outra que seja bem afiada e não muito grande (esqueça facão de churrasco)

– Mixing glass (copo misturador): recipiente onde são misturadas e geladas bebidas antes de serem transferidas para os copos. Recomenda-se que sejam lisos e transparentes, para que se veja o conteúdo

– Pás de gelo: existem de plástico e de metal em diferentes tamanhos.

– Coador de bar: usado para coar bebidas para o copo sem o gelo

– Pilão: usado para o preparo de caipirinhas. Mais comum são os de madeira mas também existem de metal.

– Pinça de bar: para pegar as pedras de gelo

– Saca-rolhas: O ideal é que ele tenha pelo menos 5 espirais (para rolhas maiores), alavanca para apoiar e uma serra para retirar a cápsula da garrafa de vinho.

– Tábua de corte: para cortar frutas que irão enfeitar o drink.

– Vacu-vin: para garrafas de vinhos abertas, ajuda a retirar o oxigênio de dentro da garrafa, evitando assim a oxigenação precoce do vinho.

Comments
  1. Ribeiro

    Excelente Tutorial, há algum tempo tenho um grande interesse nesta arte de se fazer drinks exóticos, e realmente foi de importância este tópico para me conduzir meslhor nestes detalhes como os tipo de copos, e tudo mais.

    Obrigado, ah e é claro, bebam com moderação!!

  2. André Willian

    Bah! Muuuito bom o Tutorial, há tempo as pessoas que apreciam a boa bebida, estavam necessitando de uma boa explicação. Pelo menos agora vou poder "desenhar" aos meus amigos como se deve servir os drink's!!
    Obrigado

  3. Gerson Fraulob

    E para picar o gelo? Recomenda algum produto? Bater o gelo em uma toalha ou saco plástico muitas vezes deixa resíduos indesejáveis…

    • Cobra

      Gerson,
      se o saco plástico for estéril não fica nenhum resíduo.

  4. Paty

    Onde eu compro o mixing glass??

    • Cobra

      Patricia,

      qualquer loja de produtos para casa um pouco mais refinadas.

  5. Anderson

    Na Frigo da Rua paula souza tem todos os produtos para Barman´s profissionais e de fim de semana também.

  6. Karol

    Olá! Compre uma coqueteleira dessas comuns. Vou mandar o link aqui do site com a foto para você ver. (http://www.carrefour.com.br/utilidades-domesticas/para-o-bar/coqueteleiras/jogo-para-coquetel-3-pecas-d134618—inova_17842).
    Vem com esse acessório que aparece na foto com uma "mola" acoplada. Gostaria de saber COMO devo usar esse acessório. Já procurei em vários sites, mas não achei nada em nenhum deles, nem em tutoriais.
    Desde já agradeço!

  7. Pedro

    Legal post!
    Mas para ter um bar perfeito e completo acho essencial ter aquelas Lousas de bar isso que caracteriza um bom bar!
    Abraço..

Submit a Comment