Uma das coisas que mais aproveitei nesse primeiro ano de faculdade, foi conhecer pessoas diferentes. Mesmo com 20 anos de experiência profissional, nunca tinha tido a oportunidade de lidar com tantos perfis diferentes de pessoas. A cada semestre na faculdade, precisamos desenvolver, em grupos, trabalhos e projetos distintos.

No final do ano passado, minha turma precisou montar um restaurante italiano e assim estudamos cada uma das regiões da Itália. Meu grupo ficou com o Piemonte (uma das minhas paixões gastronômicas) e aproveitei o braço italiano da minha família e executei com o meu grupo o Vitelo Tonatto.

Mas confesso que das 5 preparações que fizemos, a que mais me surpreendeu esse Gnocchi de Semolina que posto agora. Meus colegas Nilda, Jurandir, Chiquinho, Wal, Rodrigo e Edvaldo mandaram muito bem. Adaptei um pouquinho a receita deles.

Gnocchi de Semolina

Gnocchi de semolina

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 300 g de semolina grano duro
  • 3 gemas de ovos grandes
  • 50 g de manteiga
  • 125 g de parmesão
  • sal

Modo de preparo

  1. Ferva o litro de leite, junto de 10 g de sal em uma panela alta.
  2. Enquanto o leite ferve, passe as gemas na peneira e misture com a manteiga e 50 g de queijo parmesão. Reserve.
  3. Quando o leite ferver, adicione lentamente a semolina no leite. Mexa sempre para não empelotar. Reserve até esfriar.
  4. Abra a massa na pedra ou em uma assadeira forrada com papel manteiga, com uma espessura de 2,5 cm. Utilizando um cortador redondo de 5cm,  corte a massa.
  5. Disponha cada uma dos círculos em uma assadeira untada com manteiga e polvilhe o restante do queijo ralado sobre o gnocchi.
  6. Leve a forno pre aquecido a 230o por 15 minutos.
  7. Sirva com o molho de sua preferencia.
http://www.homemnacozinha.com/gnocchi-de-semolina/

 

Sugestões de molho:

Ragu

4 queijos

Molho de Tomate