Esse post começa com um presente que eu recebi uns meses atrás. Uma grande amiga, viaja bastante pelo mundo e sempre que pergunta “quer que eu traga algo” ouve a minha piadinha com fundo de verdade “livros e revista de culinária/gastronomia”. Porém, nessa viagem, ela me disse que trouxera um presente com segundas intenções e eu já concluí que era algo relacionado à gastronomia. O presente em questão, era um pano de prato com a receita original de uma tradicional bebida italiana – o Limoncello.

O limoncello é uma bebida versátil, feita à base de Álcool, Casca de limão siciliano, água e açúcar. Por ser servida gelada e em copos pequenos, esse “licor” é bastante refrescante, normalmente usada com a função de digestivo, porém com uma habilidade impar para inovação.

Sua origem é a região sul da Itália, na península de Sorrento e é muito bebida na costa Amalfitana e nas ilhas de Capri, Ischia e tornou-se popular também fora da Itália principalmente na Austrália e Nova Zelândia, onde tornou-se ingrediente para drinks.

Além dos drinks criados usando o Limoncello como base, ele é tomado em shots desde que muito gelado, recomendado-se guardá-lo no congelador.

O grande segredo do Limoncello é a utilização do verdadeiro limão, aqui no Brasil conhecido como Siciliano. De casca amarelada, seu aroma suave é ideal para a extração de essências, que é o principal sentido da bebida. Para nós brasileiros, os limões mais comuns são o Taiti e o galego, que são verdes e mais ácidos que o siciliano. Para produzir a bebida o cuidado na remoção da casca é essencial. A parte branca da casca é a responsável pelo sabor amargo das bebidas à base de limão. A receita do Limoncello pode ser obtida no Homem na Cozinha.

Minha primeira experiência na produção dessa bebida, foi na mesma semana do recebimento do presente, encontrei o álcool de cereais, os limões sicilianos e deixei a mistura em uma jarra de cristal por uma semana. A cada dia, a mudança na coloração do liquído me deixava na expectativa do que viria. De um litro de álcool, obtive um pouco mais de 2 litros da bebida, devidamente engarrafados e consumidos em reuniões com amigos em minha casa.

A aceitação da bebida foi tão grande, que resolvi empregar a marca Homem na Cozinha em uma produção artesanal dessa bebida e eis que no aniversário de 4 anos do blog Homem na Cozinha, é lançado o Limoncello Homem na Cozinha.

Ficou curioso?

A venda está sendo feita no esquema “soft opening”. Por ser produzido artesanalmente, a produção é pequena e constante. O investimento na garrafa de 500ml é de R$ 25,00. O primeiro lote está quase terminado, devido ao boca a boca prévio, mas use no formulário de contato para maiores informações.

Para vender, precisava ser algo chamativo e veio aí o convite para o grande ilustrador Guilherme Jotapê e botequeiro profissional ser o autor do rótulo que ilusta a garrafa Seduction, escolhida para envasar a bebida. Confesso que quase chorei quando vi o rótulo pronto, ficou perfeito, não???

A receita?? Em breve no Coquetelando, meu blog de drinks, porém já estão publicadas algumas receitas de drinks usando o Limoncello: Daikiri de Limoncello, WhiskyCello Sour, Limoncello Vodka