Limoncello HnC

Esse post começa com um presente que eu recebi uns meses atrás. Uma grande amiga, viaja bastante pelo mundo e sempre que pergunta “quer que eu traga algo” ouve a minha piadinha com fundo de verdade “livros e revista de culinária/gastronomia”. Porém, nessa viagem, ela me disse que trouxera um presente com segundas intenções e eu já concluí que era algo relacionado à gastronomia. O presente em questão, era um pano de prato com a receita original de uma tradicional bebida italiana – o Limoncello.

O limoncello é uma bebida versátil, feita à base de Álcool, Casca de limão siciliano, água e açúcar. Por ser servida gelada e em copos pequenos, esse “licor” é bastante refrescante, normalmente usada com a função de digestivo, porém com uma habilidade impar para inovação.

Sua origem é a região sul da Itália, na península de Sorrento e é muito bebida na costa Amalfitana e nas ilhas de Capri, Ischia e tornou-se popular também fora da Itália principalmente na Austrália e Nova Zelândia, onde tornou-se ingrediente para drinks.

Além dos drinks criados usando o Limoncello como base, ele é tomado em shots desde que muito gelado, recomendado-se guardá-lo no congelador.

O grande segredo do Limoncello é a utilização do verdadeiro limão, aqui no Brasil conhecido como Siciliano. De casca amarelada, seu aroma suave é ideal para a extração de essências, que é o principal sentido da bebida. Para nós brasileiros, os limões mais comuns são o Taiti e o galego, que são verdes e mais ácidos que o siciliano. Para produzir a bebida o cuidado na remoção da casca é essencial. A parte branca da casca é a responsável pelo sabor amargo das bebidas à base de limão. A receita do Limoncello pode ser obtida no Homem na Cozinha.

Minha primeira experiência na produção dessa bebida, foi na mesma semana do recebimento do presente, encontrei o álcool de cereais, os limões sicilianos e deixei a mistura em uma jarra de cristal por uma semana. A cada dia, a mudança na coloração do liquído me deixava na expectativa do que viria. De um litro de álcool, obtive um pouco mais de 2 litros da bebida, devidamente engarrafados e consumidos em reuniões com amigos em minha casa.

A aceitação da bebida foi tão grande, que resolvi empregar a marca Homem na Cozinha em uma produção artesanal dessa bebida e eis que no aniversário de 4 anos do blog Homem na Cozinha, é lançado o Limoncello Homem na Cozinha.

Ficou curioso?

A venda está sendo feita no esquema “soft opening”. Por ser produzido artesanalmente, a produção é pequena e constante. O investimento na garrafa de 500ml é de R$ 25,00. O primeiro lote está quase terminado, devido ao boca a boca prévio, mas use no formulário de contato para maiores informações.

Para vender, precisava ser algo chamativo e veio aí o convite para o grande ilustrador Guilherme Jotapê e botequeiro profissional ser o autor do rótulo que ilusta a garrafa Seduction, escolhida para envasar a bebida. Confesso que quase chorei quando vi o rótulo pronto, ficou perfeito, não???

A receita?? Em breve no Coquetelando, meu blog de drinks, porém já estão publicadas algumas receitas de drinks usando o Limoncello: Daikiri de Limoncello, WhiskyCello Sour, Limoncello Vodka


21 Comentários
Kakah

fevereiro 23, 2010 @ 08:49

Responder

Cobra, tem que dar um jeito de misturar essa maravilha com chocolate, que tal?

Cobra

fevereiro 23, 2010 @ 08:59

Responder

BOA Kakah!!!!!!

Em breve no Coquetelando.

Pedrovisky

fevereiro 23, 2010 @ 09:02

Responder

EU. QUERO.

É com orgulho que digo que fui uns dos amigos citados no post que bebeu o Limoncello feito pelo Cobra, e digo sem nenhum puxa-saquismo, que achei inclusive melhor que um que um outro amigo trouxe da Europa em viagem recente.

Cris Gorissen

fevereiro 23, 2010 @ 09:16

Responder

Eu já provei e aprovei! Uma delícia.

Parabéns Cobra e boa sorte com as vendas!

João Auro de

fevereiro 23, 2010 @ 10:00

Responder

Cobra eu quero!

Usarei o Limoncello em uma receita que coquetel que tenho e aviso como ficou!

Caroline G.

fevereiro 24, 2010 @ 22:58

Responder

Olá, visitando pela primeira vez sua página e gostei bastante. Adoro a idéia de compartilhar receitas, e a pouco tempo criei um Blog com esse intuito também.

A respeito do Limoncello, fiquei muito feliz de saber da sua produção, pois de fato sou uma apaixonada pela bebida.

Parabéns.

Dri Viaro

fevereiro 25, 2010 @ 06:20

Responder

Oi , passei pra conhecer seu blog, e desejar bom dia

bjss

aguardo sua visita :)

Everson

fevereiro 27, 2010 @ 20:08

Responder

Olá, entrei no site pela sua reportagem na CBN 90,5 que escutei nesse transito maluco de São Paulo.

Vc está de parabéns, tbm adoro cozinhar já te pensei em fazer uma faculdade de gastronomía.

Sucesso e pode contar com mais um aliado a este blog.

Cobra

fevereiro 27, 2010 @ 22:13

Responder

Everson,

obrigado pela visita e pelo comentário. São atitudes como a sua que dão força para continuar. Volte sempre.

folhinhas (said?)

março 1, 2010 @ 06:30

Responder

Ouví sua entrevista na CBN.

Vou virar local. Gostei.

Achei legal entender melhor o que os homens gostam e pensam. Sites de receitas são comuns mas o seu tem o olhar masculino.

Por mim nao se incomode com os apelos para mudar nome do site, ou direcionar mais para as mulheres.

Até

Fernanda

março 9, 2010 @ 14:59

Responder

Olá!

Em viagem recente à Itália conhecemos o Limoncello. e nos apaixonamos pela bebida. Tentei achar pelas bandas de cá (atualmente moramos em Leuven, Bélgica), mas já estamos na terceira tentativa e nada!

Como adoro cozinhar, fiquei super entusiasmada com a idéia de fazer o nosso próprio Limoncello.

Aguardo ansiosa pela receita.

Um abraço,

Fernanda

marcio

março 17, 2010 @ 14:15

Responder

COM CERTEZA UM BLOG TÃO COMPLETO DESTES NÃO PODE DEIXAR DE PUBLICAR ESTA MARAVILHOSA RECEITA…. PUBLICA AI COBRA

Rogério

abril 5, 2010 @ 14:10

Responder

Muito bons, teus sites, tanto o HNC, quanto o Coquetelando, aprendi diversas receitas e drinks criativos, mas tá faltando a receita do Limoncello, publica aí que estou querendo fazer para os clientes do meu barzinho. Abraço e continue sempre nesse bom gosto pela culinária.

aurelio carlos sena

abril 23, 2010 @ 08:14

Responder

Seguindo algumas receitas fiz experiências e cheguei a um produto muito bom. Sucesso para vc.

Paula

dezembro 2, 2010 @ 09:07

Responder

Olá Cobra,

Moro em BH e sou casada com um siciliano. Por isso minha vida é "idas e vindas" da Sicília… e claro, com a bagagem lotada de Limoncello feito por minha sogra e com limone do nosso quintal.

Ave maria… é uma bebida dos deuses!

Tenho a receita dela, mas sou a negação em pessoa na cozinha e as vezes o meu "estoque" em BH acaba devido a grandes visitas de amigos em casa hehehe.

Pego seu contato p quando isso acontecer e eu sentir aquela vontade danada do limoncello!

Abraço,

Paula

Cobra

dezembro 4, 2010 @ 16:31

Responder

Paula,

essa bebida é realmente dos deuses. A minha acabou (inclusive a minha garrafa), mas estou com uns limões sendo 'curtido' no álcool para fazer mais uns 20 litros :d

Marian Del Vecchio

novembro 14, 2011 @ 18:19

Responder

E … "A receita do Limoncello pode ser obtida no Homem na Cozinha", onde?
;-)

homemnacozinha

novembro 28, 2011 @ 12:27

Responder

Marian,

essa receita não está no blog não.

Paulo Alves Coquetéis

fevereiro 10, 2015 @ 19:58

Responder

Meu irmão me deu uma garrafa de Limoncello porque não casou com o paladar dele.
Acontece !
Adivinha se não vai virar ótimos coquetéis ?
E lógico que ele vai ser chamado para provar a alquimia que vou fazer !
Tá convidado mano Silvio César Alves !!!

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
PorCobra
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016