No início desse mês, foi aniversário da minha sobrinha que estava de férias aqui no Brasil. Ela pediu que eu fizesse um jantar Petit Comité para ela…de última hora. Como tenho estado com a cabeça cheia, não consegui ter nenhuma ideia interessante então apelei para macarrões com molhos diversos.
Para não arriscar, apelei e fiz o meu molho secreto de quatro queijos. Secreto não pelos ingredientes e sim pela execução ou principalmente pela falta de receita e apesar de muita gente não acreditar, eu o faço de olho, sem medidas.

Resolvi tentar escrevê-la, à pedidos de uma amiga, a Fernanda e não por causa dos pedidos insistentes do Gabriel.

Ingredientes

Gorgonzola – 2 pedaços triangulares (aproximadamente 400 grs)

1 vidro Requeijão Cremoso (pode ser o light)

300 grs. de Parmesão ralado (compre o pedaço e rale, não compre ralado).

200grs. de Queijo Prato em pedaços

Leite

Modo de preparo

Corte o gorgonzola em cubos e derreta-o em fogo baixo. Reserve.

Rale o parmesão e adicione ao gorgonzola e ao requeijão, sempre em fogo baixo e mexendo com a colher de pau.

O resultado será uma pasta de queijo que precisa de leite para ficar em consistência de molho, a quantidade varia do estado dessa pasta. Já com o leite adicionado, coloque os pedaços de queijo prato e aguarde que ele derreta, sempre mexendo.

Ocasionalmente, o queijo prato fica pegajoso, basta adicionar leite aos poucos.

Variações

Eu pessoalmente gosto do excesso de gorgonzola, porém ele é um queijo muito forte. Diminuir a quantidade de gorgonzola irá aliviar o sabor.

Quando faço rodadas de macarrão com vários molhos, sempre reservo um pouco do molho de tomate para regar sobre meu macarrão com molho 4 queijos. Fica a dica.

Esse molho fica excelente com gnocchi / nhoque, mas gratine cada prato individualmente. A crosta formada em cima do prato é “impagável”.