salada-caprese

O desafio da apresentação – Salada Caprese

Um dos maiores desafios dentro da gastronomia é, como disse muito bem minha amiga Bruna é a apresentação. Aliás, como muito bem disse a Bruna no seu texto, a apresentação é um dos mantras da gastronomia, segundo a renomada escola Le Cordon Bleu.

Nessa hora vale tudo, imaginação, invenção e como sempre, referencia.  Sempre é possível inventar coisas novas, mas buscar tendências é a melhor forma de não errar.

Outro dia, na faculdade tivemos uma aula de saladas e fomos agraciados com a Salada Caprese. A salada Caprese é conhecida de todos – Tomate, Muçarela de Bufala e Manjericão. Surgiu então o dilema – Como sair do convencional ?

Já vi salada Caprese de todos os jeitos, mas nunca fugindo das rodelas de tomate e muçarela intercaladas (“empilhadas”, espiraladas, em leque….).

Surgiu então a idéia da canoa e o resultado foi esse:

salada-caprese

Salada Caprese

 

Ingredientes

1 tomate caqui grande

6 bolas de Muçarela de búfala

40 g de manjericão Genovês (o de folhas grandes)

Azeite de oliva

Sal

Pimenta do reino

Redução de Vinagre balsâmico

 

Modo de preparo

 

Se fossemos falar da apresentação tradicional da salada, o modo de preparo seria lave os tomates, corte-os em fatias de 5mm, assim como as muçarelas. Disponha-as intercaladas. Salpique o manjericão, tempere e sirva.

Como o objetivo do post é mostrar o processo da apresentação da foto acima, comece realmente lavando e secando os tomates.

Se for servir imediatamente, não há necessidade de tirar a polpa e semente dos tomates, mas se for preparar com antecedência, retire a polpa.

Corte as bolas de muçarela ao meio e com cuidado retire o miolo delas.  Você terá as cascas como se fosse claras de ovos cozidos.

Pique separadamente o tomate, as polpas de muçarela e as folhas de manjericão. Misture bem. Tempere com azeite, sal e pimenta.

Com ajuda de uma colher, preencha cada uma das canoas com essa mistura. Decore cada uma delas com uma folha de manjericão.

Decore o prato com a redução de balsâmico (você pode comprar pronta, ou reduzir em casa em fogo baixo).

 

 


2 Comentários
Stella Maris

março 18, 2013 @ 01:59

Responder

Linda apresentação !!!!

Gisellia Gigia

maio 2, 2013 @ 22:01

Responder

hummmmmmm

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
PorCobra
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016