O que é necessário para uma cozinha produzir … ARTE

Vivo ouvindo que “Cozinhar é uma arte” ou que “para cozinhar é preciso ter boas mãos” ou até mesmo “você tem o dom de fazer coisas boas”. Fico sempre lisonjeado com os elogios e até mesmo com os elogios exagerados, pois o ego agradece quando conseguimos agradar as pessoas, mas fico pensando: Quais os elementos realmente importantes para criarmos “obras de arte” em uma cozinha?

Defini três os elementos essenciais para a produção de arte gastronômica sendo que o primeiro deles é duplo.

1)      Dom / Coragem

Ter o dom das misturas e dos temperos ajuda muito a produção culinária. Adaptações ficam mais fáceis, inovações tornam-se menos arriscadas e consequentemente, os pratos surgem. Porém não é todo mundo que tem a facilidade de ornar ingredientes diferentes e produzir sabores novos. Essas são as pessoas que possuem uma mistura de conhecimento com coragem. A coragem de inovar é um elemento que proporciona a arte do sabor na gastronomia, apesar de conseguirmos inovar em cores e formas um sabor inédito, trás prazeres indescritíveis.

2)      Equipamentos

Quanto mais equipada uma cozinha, mais fácil se torna o trabalho do artista/cozinheiro a atingir seu objetivo de produzir um prato saboroso, bonito, bem apresentado. Fica muito difícil transformar simples bolo n’O BOLO, sem os utensílios necessários, batendo-o com garfos ao invés de batedeiras – já fiz bolo com garfo por falta de batedor de claras – seja por perdermos o tempo, seja por não atingirmos o ponto desejado.

O fato é que uma cozinha muito bem equipada, acima de tudo motiva a produção de obras de arte e que uma cozinha bem equipada com produtos que sonhamos, torna o item três muito mais fácil de ser atingido.

Minha lista de equipamentos básicos necessários envolve: uma batedeira planetária, um liquidificador, facas bem afiadas e uma grande mesa. De todos esses elementos, o mais importante é a grande mesa, pois além da execução dos trabalhos, ela sempre servirá para agregar pessoas à cozinha.

3)      Atenção / Carinho / Paixão

Como já deixei claro nesse e em outros artigos, para se realizar arte na cozinha precisamos de paixão. Paixão pelos ingredientes, carinho por quem vai se alimentar por essa produção e atenção por qual será o resultado final. Utilizando essa tríade, a culinária se torna, a cada tentativa, uma nova arte.


1 comentário
Jorgete Contri

junho 24, 2012 @ 16:10

Responder

Atenção / Carinho / Paixão

Para se realizar arte na cozinha precisamos de paixão. Paixão pelos ingredientes, carinho por quem vai se alimentar por essa produção e atenção por qual será o resultado final. Utilizando essa tríade, a culinária se torna, a cada tentativa, uma nova arte. Eu, amo tudo isso e mais quando se trata dos meus temperos….

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
PorCobra
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016