Risoto eh um prato que eu sempre preparo aqui em casa e diversificar às vezes eh uma tarefa ingrata.  Confesso a vocês que já fiz risoto de tudo que vocês possam imaginar: com ingredientes super premium, com sobras, com o que tinha na dispensa, ingredientes comuns, inovando, sendo tradicionalista …….
Esse final de semana, estivemos no sitio de amigos e a única recomendação que tive era de fazer risoto… Mas como inovar?? Não vinha uma boa ideia e fui no burocrático risoto de calabresa (que em função das crianças virou risoto de linguiça toscana).
Acontece que chegando no sitio, umas das convidadas havia levado uma garrafa de cachaça de alambique e surgiu a ideia / desafio de usar aquela cachaça o risoto. O grande ponto e que substituir o vinho por cachaça não era um desafio.

Para salientar o sabor da cachaça, preparei o caldo do risoto já cozinhando as linguiças e passando seu tempero para o caldo. Apos as linguiças estarem cozidas, cortei-as em fatias e deixei “de molho” na cachaça por 2 horas. Com isso, o sabor característico da cachaça foi se incorporando a linguiça.

a receita ficou assim:

risoto-de-linguica-na-cachaca

Risoto de Linguiça na cachaça

Risoto de Linguiça na cachaça

Ingredientes

  • 600 grs. de linguiça toscana de boa qualidade
  • 500 grs. de arroz arbóreo
  • 2 copos de cachaça de excelente qualidade
  • queijo ralado
  • 2 cubos de caldo pronto de legumes (você pode preparar seu próprio caldo com legumes)
  • 2 litros de água filtrada
  • 1 colher de sopa BEM cheia de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 cebola picada
  • sal a gosto

Modo de preparo

    Preparando o caldo
  1. Coloque a água para ferver com os dois cubos de caldo pronto (ou seus legumes) e as linguiças furadas (fure com um garfo). Deixe a água ferver e mantenha as linguiças ate estarem cozidas.
  2. Reserve o caldo e pegue corte as linguiças em rodelas finas. Coloque-as em um recipiente e cubra-as com a cachaça e deixe apurando na geladeira por umas 2 horas.
  3. Preparando o risoto
  4. Reaqueça o caldo. Retire as linguiças da cachaça e reserve-a.
  5. Enquanto isso refogue a cebola picada no azeite ate que ela fique transparente e jogue o arroz arbóreo na panela e termine de refoga-lo no azeite, adicionando a cachaça e mexendo sempre, ate a cachaça secar.
  6. A partir dai, adicione duas conchas de caldo e mantenha o fogo baixo sempre mexendo o risoto. Sempre que a água secar, adicione mais uma ou no máximo duas conchas de caldo. Esse procedimento vai durar mais ou menos 20 minutos, ate que o arroz esteja "al dente". Adicione a linguiça (você pode pica-la) e mexa bem. Desligue o fogo, salpique o queijo ralado e adicione a colher de manteiga.
  7. Tampe a panela e aguarde 10 minutos com ela fechada.
  8. Sirva imediatamente, de preferência na mesma panela.
http://www.homemnacozinha.com/risoto-de-linguica-na-cachaca/