Varekai Bistrô- um cantinho do mundo no Recife

Quando estive em Recife no mês de Outubro, tive a oportunidade de conhecer mais da culinária e gastronomia locais, porém tive a imperdível oportunidade de conhecer o Varekai, um bistrô intimista onde meu amigo Eden é um dos sócios.

Varekai vem de um dialeto cigano e significa “Onde quer que seja” e demonstra o desprendimento dos chefs com os padrões e sabores, mostra que o que importa é a experiência de estar lá. A decoração foi pensanda utilizando objetos guardados durante viagens realizadas pelo Chef Thiago Arnaud, seja um banco, sejam os objetos pendurados na parede.

Quanto à gastronomia, estive lá em um dia em que a casa não abre normalmente e tive a oportunidade única de conversar com todos os envolvidos no andamento da casa e chance de aproveitar o Menu Confiança e Thiago garantiu que eu não me arrependesse preparando um risoto de shitake acompanhada de um filet. Antes disso, algumas entradas e após isso, uma sobremesa composta de Bolo de Rolo e sorvete. Espetacular.

A casa conta com 18 entradas, nove pratos principais e quatro sobremesas. Entre os destaques da entrada estão as Samosas (pastéis indianos, elaborados com carne de cordeiro e chutney de kiwi) e o Maguro-Tai (atum selado e marinado, com especiarias da Tailândia). Nos pratos principais, vale destacar o Risoto Bali-Hai (elaborado com arroz arbóreo, leite de coco, curry vermelho, abacaxi flambado e camarões) e o Mulebah Cuíba (galinha africana com molho pardo de açaí, no leito de batata ao sal marroquino e azeite de alecrim). Entre as sobremesas, certamente fará sucesso o brasileiríssimo Brigadeiro de Panela, realmente servido em uma panelinha acompanhada de colher de pau, mas a “Ciranda Pernambucana”, com bolos de rolo e Sousa Leão acompanhados de cartola, também chama atenção.

Além das criações do Chef Thiago, o Varekai conta com a chef Paloma Lins criando a carta de drinks. A criatividade na criação me impressionou. Vale a visita para quem é ou para quem vai à Recife.

Serviço:

VAREKAI – Av. Herculano Bandeira, 513 Galeria Joana D’Arc, Pina, Recife
Terça a domingo, 18h – 23h (a partir deste horário, funciona como “pub étnico”, com músicas de vários países, indo assim até uma hora da manhã).
tel: 81 3465-0335


5 Comentários
a_k_amina

dezembro 16, 2009 @ 11:42

Responder

Faltou falar da atendente, que é uns dos principais motivos além da comida do pessoal voltar…A Symone…O melhor atendimento de Recife não há…Injusto não falar dela aqui!!!

Cobra

dezembro 16, 2009 @ 11:44

Responder

A Symone é uma querida…. como eu não fui em um dia normal, ela não nos atendeu, sentou na mesa :D

Flavia

fevereiro 20, 2010 @ 08:03

Responder

Realmente é uma delícia, mas já que estamos falando neste assunto; Cobra vc pode me ajudar, eu sou paulistana mas moro aqui em recife e estou com uma enorme dificuldade de encontrar Hondashi (molho de peixe) aqui para comprar, pode me dar uma dico de onde encontrar essse tempero?

Valou…Abraços

Flavia

Cobra

fevereiro 20, 2010 @ 08:09

Responder

Flávia,

já tentou o mercado amarelo? Vou ver com amigos do Recife e volto para te falar.

Cobra

fevereiro 20, 2010 @ 08:40

Responder

Flávia,

2 opções para você:

1) Mercearia Oriental, no Pina, próximo a Pin Up,

2) Wasabi, que fica numa transversal da Rosa e Silva, virando a esquerda, após o Panela Cheia, na altura do Parque da jaqueira

Na Wasabi é mais certo

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
PorCobra
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016