quinta-feira, abril 18, 2024
InícioLifestyleCarrosFusion Hybrid. De São Paulo à Porto Alegre com um tanque de...

Fusion Hybrid. De São Paulo à Porto Alegre com um tanque de combustível – é possível?

Um dos maiores desafios da indústria atualmente é trabalhar e desenvolver o máximo de soluções possíveis com energia limpa e a indústria automobilística não deixou por menos. Já temos algumas opções de carros híbridos no mercado. Eis que desde o lançamento da primeira versão do Fusion Hybrid que eu estive presente, fiquei com a pulguinha atrás da orelha – Qual a autonomia máxima do carro? Seria tão mais econômico assim?

Em dezembro de 2016 fiz pela primeira vez a rota São Paulo – RS (Tramandaí para ser mais preciso) de carro Em Junho, fiz o trecho de novo para conhecer a fundo a Serra Gaucha. Estava a bordo de um Fox 1.6 com 6a marcha e na média da viagem fizemos quase 18km/L.

Desde então, me pergunto “e se fosse um Fusion Hybrid ? Faria com um tanque? Qual seria a média de consumo? “

Ford Fusion Hybrid
Iniciando nossa missão

Após outra ida de carro para Porto Alegre e várias conversas com a Ford, finalmente conseguimos casar agendas para o Natal de 2017. Eu tinha a minha disposição um Fusion Hybrid 2017 para realizar o percurso. A hora da verdade chegou.

 

Os preparativos

 

Uma viagem de 1150 km requer alguns planejamentos, ainda mais quando se vai acompanhado de namorada, enteada e cachorra. Dessa forma, tomei algumas decisões que considerei a premissa do teste:

– Dirigiria o máximo de tempo possível no limite da rodovia (sei que se rodasse em velocidade menor a autonomia cresceria, mas eu não tinha tempo para dormir no meio do caminho caso fosse necessário.

– Não arriscaria ficar sem combustível. 100km de autonomia no computador de bordo seria meu limite. Considerando que ao chegar no RS, a Freeway tem um bom trecho sem postos de gasolina.

– O carro seria carregado com a bagagem que fosse necessária, o que certamente diminuiu bastante a autonomia.

– Usaria todos os recursos tecnológicos e de segurança na viagem.

– O meu respeito à estrada seria predominante ao teste. Segurança em primeiro lugar.

 

Decidido isso, a Ford me disponibilizou o Fusion Hybrid com tanque cheio no dia anterior e eu sai para conhecer/relembrar do carro e me familiarizar com os recursos do carro e encher o tanque novamente. Após 40km, precisei colocar menos de 2 litros (o prenuncio era bom).

 

A Viagem

 

Saímos exatamente às 5:50 de casa, com nosso amigo Waze apontando que levaríamos 12:30 até o destino final. 1126km seguindo por Rod. Raposo Tavares – Rodoanel – Regis Bittencourt – BR 101 – Freeway .

Graal Espaço Pet Friendly
A Bela se sentindo bem recebida no Espaço Pet da Rede Graal

Éramos 4 passageiros (considerando a Bela, nossa Scottish Terrier que foi devidamente afivelada ao cinto de segurança canino) e levávamos obviamente bagagem para os 4.  Eis aqui o meu primeiro vacilo. Parte do porta malas é ocupado pela bateria retroalimentada pelas ações mecânicas do carro e eu tive de distribuir travesseiros e algumas sacolas atrás do banco do motorista. Cobertores, que iriam no porta malas, voltaram a ser cobertores nos momentos de sono das meninas na viagem.

O carro é sem dúvida alguma muito mais confortável que o Fox que costumamos viajar e os recursos tecnológicos facilitam bastante no conforto da viagem. Controle de tração (pegamos muita chuva na volta), sensor de faixas de rodagem e principalmente o piloto automático com controle de distância com o carro da frente, além de permitir alguns momentos de descanso para o pé direito (o esquerdo já estava “de férias” pelo cambio automático), garantiam o constante armazenamento de energia na bateria do carro ( a frenagem é a outra forma re-armazenar energia).

Paradas

Nos programamos para fazer ao menos 5 paradas nesse percurso e os abastecimentos que, de certa forma, nos “obrigam” a parar e não teríamos essa necessidade, porém esticar o corpo é preciso. Fizemos uma primeira parada com 1:30 de viagem no Posto Graal (Fica aqui a dica – Eles tem Espaço Pet na maioria das lojas) e após o combo banheiro, alogamento e café seguimos até uns 50km depois de Curitiba e conseguimos escapar do trânsito do meio dia no anel viário. A duplicação da Serra do Cafezal colaborou muito nesse trecho longo, pois esse trecho desgastava muito quando não era duplicado. Atenção que a velocidade máxima nesse trecho não mudou e continua a 60km/h.

Graal
E sempre rola aquela dúvida de esticar mais 800km.

Mas e aí? Conseguiu ou não?

Chegamos ao meu segundo vacilo.

Ao pesquisar a capacidade do tanque na internet, não me atentei que a capacidade da versão flex é diferente da versão híbrida. Ao invés de 62L, eu tinha “apenas” 53L.

Cheguei (dentro daquela minha regra inicial de não correr riscos) à soma de 778,1 percorridos + 79km de autonomia chegando a 857,1 Km com um tanque. Uma média de 16,5 km/L.

velocímetro fusion
Na somatória entre percorrido e autonomia, não alcançaríamos o objetivo.

Se eu tivesse os mesmos 62L da versão flex, provavelmente teria feito mais do que os 1023km projetados (62L X 16,5km/L), pois teria utilizado mais os recursos do carro para gerar economia de combustível e quem sabe teria conseguido chegar com apenas um tanque.

Fusion Hybrid 2017
Parada para almoço tardio em Imbituba e o Fusion Hybrid descansando um pouco.

O grande fato é que a viagem foi bastante agradável e confortável, com nenhum intercorrência negativa (infelizmente na volta vi muitos, mas muitos acidentes mesmo) e o carro foi um grande companheiro.  Não consegui igualar a média do Fox com gasolina e cambio mecânico de 6 velocidades, mas não temos como comparar um motor 2.0 e a diferença de peso dos dois carros.

Que venha um novo teste no carnaval de 2018.

Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular

Boulevardier

Negroni

Berry Sparkler (Mocktail)