
PESQUISE SUA RECEITA OU INGREDIENTE:
[td_block_1 custom_title=”RECEITAS” header_color=”#7f8fa9″ category_id=”280″ td_ajax_filter_type=”td_category_ids_filter” td_ajax_filter_ids=”” td_filter_default_txt=”Receitas” td_ajax_preloading=”preload” sort=”” block_template_id=””][td_block_15 header_color=”#66bb6a” category_id=”587″ limit=”3″ ajax_pagination=”next_prev” sort=”” custom_title=”Churrasco”]
[td_block_2 custom_title=”VINHOS” header_color=”#3f51b5″ category_id=”274″ limit=”3″ ajax_pagination=”next_prev” sort=””]
[td_block_2 custom_title=”Cerveja” header_color=”#e91e63″ category_id=”275″ limit=”3″ ajax_pagination=”next_prev” sort=””]
[td_block_21 custom_title=”Saindo da Cozinha” sort=”” limit=”4″ td_ajax_filter_type=”td_category_ids_filter” td_ajax_filter_ids=”” td_ajax_preloading=”preload” ajax_pagination=”next_prev” category_id=”286″]
[td_block_big_grid_fl_4 td_grid_style=”td-grid-style-6″ category_id=”9″ sort=”random_posts”]
[td_block_11 custom_title=”Lifestyle” header_color=”#66bb6a” category_id=”568″ sort=”popular”]
[td_block_1 custom_title=”Pães” header_color=”#e91e63″ category_id=”31″ limit=”3″ ajax_pagination=”next_prev” sort=”random_posts”]
ARTIGOS MAIS RECENTES
Croque Monsieur

Tarte folhada de carne
Não ter tempo nunca foi desculpa para quem gosta de cozinhar ir para a cozinha e costumo dizer que “não sei cozinhar nada” também é desculpa para quem não quer tentar. Pensando nisso e principalmente considerando as facilidades que produtos disponíveis nas prateleiras do supermercado nos trazem, estou criando uma sessão nova aqui no Homem na Cozinha que é a “Tô sem tempo”.
Na sessão Tô sem tempo, postarei algumas receitas práticas, fáceis e que se fazem valer dos excelentes e práticos produtos que temos à nossa disposição.
A receita de hoje eu criei no dia 30 de dezembro do ano passado. Eu tinha na geladeira meio quilo de cubos de carnes variadas, que iriam virar um belo ragu para o macarrão das crianças e mais nada e estava com uma preguiça enorme de encarar filas em supermercados ou sacolões. Lembrei então que tinha uma caixinha de massa folhada para torta da Arosa no freezer e que seria um excelente momento de testar a massa. Tirei uma das folhas (vem duas) e deixei descongelar como indicado na caixinha, bem aí vai a receita que eu preparei (note que você pode usar o recheio que quiser).
Ingredientes
1 massa folhada em disco pronta
Recheio
500grs. Cubos de carne
Vinho tinto
Sal
Molho inglês
Ervas finas
Modo de preparo
Pré aqueça o forno como indica a embalagem da massa folhada, enquanto ela descongela (note que o calor da cozinha ajuda no descongelamento da massa).
Enquanto isso pique os cubos de carne em tirinhas ou como strogonoff, tempere com o sal, o molho inglês e as ervas de sua preferência. Cubra a carne com vinho tinto e deixe na geladeira enquanto a massa descongela (se você tiver planejamento para deixar mais tempo, o sabor do vinho será potencializado e a receita ficará mais saborosa).
Sele a carne com cebola, azeite e um pouquinho de farinha de trigo. Adicione o vinho à panela de deixe cozinhando. Note que a carne estará cozida rapidamente. Engrosse o caldo de vinho com farinha e reserve.
Quando a massa estiver totalmente descongelada, coloque-a em uma forma de fundo falso e coloque o recheio. Leve ao forno, pelo tempo indicado na embalagem.
NOTA: Tempos e medidas “corretas” dos ingredientes foram propositalmente ignorados nessa receita, dessa forma você poderá dar o seu toque pessoal na receita e principalmente desenvolver seu lado prático na cozinha. Ler embalagens dos produtos prontos nos ajuda bastante a desenvolver receitas interessantes. Tente e depois diga para nós o que e como fez.
Tarte Folhada
Nutella feita em casa
Ingredientes
1 xícara de avelãs
4 colheres de sopa de chocolate em pó (sem açúcar)
1 xícara de açúcar
¼ de colher de chá de baunilha
1 colher de sopa de óleo de nozes
4 colheres de sopa de leite integral (ou mais, se necessário).
Modo de preparo
Coloque as avelãs, já descascadas, em uma assadeira forrada de papel alumínio, e leve ao forno baixo (180º) por aproximadamente 10 minutos.
Deixe-as esfriar por 5 minutos e esfregue as avelãs entre as mãos, retirando toda a pele possível (não deixe esfriar demais, ou as peles não sairão e não tente fazer com elas quentes, pois a casca não ressecou ainda).
Triture as avelãs por (use um mixer ou um processador) por uns 10 minutos. Eu usei o mixer, mas teria valido a pena ter pego o processador pois é muito mais rápido. Vá limpando as pás e as paredes do recipiente para que o creme fique bem homogêneo.
O creme puro de avelã fica bem consistente e em determinado momento você perceberá que ele não vai mais mudar, então AOS POUCOS (sim, em negrito e caixa alta), adicione os ingredientes restantes (o chocolate, o açúcar, o óleo e a baunilha) e misture novamente.
Quando tudo estiver bastante misturado adicione o leite, uma colher por vez e misture bem (ainda usando o mixer / processador). Caso a consistência ainda não esteja cremosa, adicione mais leite, sempre usando a colher como medida.
Adaptado daqui.
PS: Vocês devem agradecer ao Carlos pelo envio do link com a receita em inglês e à Flavia, minha esposa, pela tradução em plenas férias dela, enquanto eu trabalhava.

Escondidinho de gorgonzola com calabresa

Escondidinho de gorgonzola com calabresa
Ingredientes
- 350g de batata
- 130 g de gorgonzola
- 40g de manteiga
- 200ml de leite integral
- 350 g de calabresa
- 1/2 cebola picada
- 30 ml de azeite
- 1 dente de alho
- Sal
- Pimenta do reino
Modo de preparo
- Descasque e corte as batatas em pedaços uniformes e cozinhe-as até que fiquem macias o suficiente para espremer. Esprema-as ainda quente e leve à panela junto da manteiga. Adicione o gorgonzola e vá adicionando o leite aos poucos. Deixe o purê com uma consistência mais firme. Reserve.
- Retire a pele da linguiça. Moa no processador ou pique na ponta da faca. Refogue a cebola e o alho no azeite e adicione a linguiça e refogue até cozinhar por completo.
- Em um refratário (use um bonito pois vai para a mesa), coloque metade do purê na base e nas paredes do refratário. Adicione a linguiça e cubra com o restante do purê.
- Leve ao forno pré aquecido a 180 o até dourar.
Montagem

Tomate Concassé
Tomate Concassé
Ingredientes
- 1 tomate
Modo de preparo
- Faça uma cruz na parte de baixo do tomate e deposite-o em água fervente por 45 segundo. Retire sua pele.
- Abra o tomate e retire as sementes e corte-o em cubos de 0,5 cm.
Molho de manga para saladas
Molho de manga
Ingredientes
- 1 Manga (Haden de preferência)
- 1 copo 200 ml de Iogurte natural
- 60 ml de vinagre de vinho branco ou de arroz
- 80 ml de azeite de oliva
- Raspas de 1 limão
- Salsa picada
- Sal
- Pimenta do reino
Modo de preparo
- Descasque a manga e processe no liquidificador.
- Junte todos os ingredientes em um bowl e misture bem.
- Corrija o tempero caso seja necessário e guarde refrigerado
- Dura na geladeira por 1 semana.

Guacamole
Minha primeira viagem ao México me fez conhecer a verdadeira Guacamole. Levando em consideração que o Brasil é o único lugar do mundo aonde se come abacate como sobremesa, propus um desafio à alguns mexicanos de preparar um creme de abacate com leite condensado em troca da guacamole que me ofereciam. A cara de desagrado deles, me fez mudar de idéia, mas provei uma Guacamole bastante saborosa e com toda a pimenta que a culinária mexicana exige.
Basicamente a guacamole é um purê de abacate e serve de acompanhamento para grande parte dos pratos tradicionais da cultura mexicana, junto do molho de pimenta (pico de gallo) e do Sour Cream.

Guacamole
Antepasto de Berinjela à Vinagrete
Ingredientes
- 10 berinjelas
- ½ vidro de vinagre
- sal a gosto
- 150grs. de azeitonas verdes picadas
- 150grs. de azeitonas pretas picadas
- 2 dentes de alho picados
- cheiro verde picado
Modo de preparo
- Descascar e cortar as berinjelas em rodelas e as rodelas em tirinhas.
- Colocar de molho em água +vinagre+sal por 24 horas com um peso em cima.
- Após essas 24 horas, com a ajuda de um espremedor de batatas, aperte aos poucos as tiras de berinjela para tirar toda a a água.
- Juntar então os outros ingredientes e o azeite até que a berinjela fique brilhando.
- Servir como salada ou como aperitivo em cima de pão ou torrada.
- Caso seja de seu interesse fazer a conserva, clique aqui e veja nossa dica de como esterelizar vidros para conserva.
Salada Crocante
Quem me conhece pessoalmente, sabe que não sou muito amigo de saladas, porém existem algumas saladas que são casos à parte.
Essa salada que eu escolhi para homenagear meu amigo Janio do Emagrecer e do Lucrando na Rede é um caso a parte entre as saladas. Apesar da batata palha e do bacon, a salada ajuda pessoas acima do peso como eu, a maneirar no restante da comida.
Veja o vídeo abaixo ou confira no youtube
Originalmente postado em 3 de set de 2008

Salada Crocante
Salada Crocante
Ingredientes
- Pés de alface
- Cenoura ralada
- Erva doce picada
- Batata palha
- Bacon frito
- Sal
- Vinagre
- Azeite
Modo de preparo
- Corte o alface, já lavado em tiras finas e coloque no prato em que será servido.
- Rale a cenoura e espalhe sobre o alface. Pique a erva doce em pedaços pequenos e espalhe sobre a cenoura. Reservar.
- Corte o bacon em pedaços pequenos e frite sem deixar queimar. Escorra a gordura em papel absorvente e reserve.
- Na hora de servir, tempere a salada com sal, vinagre e azeite. Não misture. Por fim, coloque por cima a batata palha e o por cima da batata o bacon frito. Sirva imediatamente.
Torta Paulista
Já sentiu o gosto da infância na boca? Um dos sabores da minha infância com certeza é esse doce, a torta paulista que trago hoje para vocês.
Uma espécie de pavê, misturado com torta holandesa com um sabor ímpar. Esse doce é feito na minha família há bastante tempo, sendo feito desde o tempo da avó de minha mãe lá em Ribeirão Preto, ele é conhecido pelo fato de ser muito doce.
Ele era originalmente tão doce que raramente as pessoas repetiam, mas esse excesso de doçura não tira o mérito de ser delicioso dessa sobremesa.
Veja outras receitas de sobremesas
originalmente postada dia 28 de setembro de 2010

Torta Paulista
Ingredientes
- 250grs de manteiga
- 4 gemas
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 pacotes de biscoito maizena
- 2 latas de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
Modo de preparo
- Bata o açucar + gemas + manteiga, muito bem batido e então junte o creme de leite (sem soro) mexendo com colher de pau.
- Com o creme pronto, arrume em um refratário transparente camadas de creme e bolacha (a quantidade de camadas varia de acordo com o tamanho do refratário. Termine sempre com uma camada de bolacha e em cima das bolachas despeje uma lata de leite condensado natural ou cozido na panela de pressão.
- Reserve em geladeira de um dia para o outro.
Como Dessalgar o Bacalhau
O Bacalhau chega ao Brasil em sua grande maioria, seco e salgado. Por esse motivo, é necessário que antes de cozinhar, necessitemos retirar esse sal e hidratar o bacalhau.
Nos restaurantes, o processo é feito com água fervente trocada a cada 15 minutos, até que as postas tenham perdido o sal. Em casa, com planejamento, podemos utilizar uma outra técnica que hidrata o peixe de uma forma mais simples.
*Em um recipiente, cubra a posta do peixe com água e deixe sobre um fio d´água por 10 minuntos
* Após esse período, troque a água e coloque o recipiente na geladeira, fazendo trocas de água conforme tabela abaixo
Postas normais – 24 horas, com trocas de água a cada 6 horas
Postas Grossas – 40 horas, com trocas de água a cada 8 horas
Postas Muito Grossas – 40 horas, com trocas de água a cada 8 horas
Desfiado – 6 horas, com trocas de água a cada 3 hora
Muito importante salientar que o bacalhau deve ser dessalgado, mantendo o um pouco do sal – não devemos temperar com sal o bacalhau.
Credito da foto: ozziebackpacker
Originalmente postado em 23/01/2011