7-razoes

7 razões para você cozinhar em casa

Tenho lido e ouvido muitos comentários de pessoas que alegam que não cozinham em casa por n motivos. Não tenho tempo, moro sozinho, cada um come em um horário, é mais caro que comer fora, sobra louça para lavar são argumentos muito utilizados por quem costuma “fugir da cozinha” de casa. Exponho aqui então, sete excelentes motivos (com comprovações), para você cozinhar na sua casa.

1) Você economiza

Ao contrário do que dizem por aí, cozinhar em casa gera uma economia enorme nas contas no final do seu mês. É verdade que no início do processo de cozinhar em casa, você tem um gasto maior para a compra dos ingredientes e dos temperos, mas para fazer o cálculo, você deve considerar o valor do ingrediente usado (e não do ingrediente comprado) e o valor gasto por pessoa.
Por exemplo, para ir a um a churrascaria a lá carte em São Paulo, você não gastará menos de R$ 90,00 por pessoa. Com esse valor na sua casa, você alimenta tranquilamente 3 ogros como eu a considerar o quilo de uma picanha de qualidade a R$ 60,00, compra-se 1,5Kg dessa picanha, que seria servida com uns 250g no restaurante.
Come-se mais e por menos dinheiro.

7-razoes_fun

2) Você aprende a respeitar seu alimento

Essa para mim é uma das maiores vantagens do processo.
Talvez pela fartura produtiva que temos no Brasil, temos também um dos maiores índices de desperdício de alimento bom para o consumo que é descartado. Esse desperdício passa por toda a cadeia produtiva do alimento, desde a plantação ao prato. Alimentos que deixam de ser colhidos, que são descartados por não estarem no “padrão”, alimentos mal manipulados e até exageros na hora de servir-se no restaurante.
Quando você aprende a manipular os alimentos, você para a entender o processo e principalmente respeitar a comida.
Como disse Alex Atala na série Chef Table da Netflix, “Em cada prato consumido, há uma morte”. Seja a morte de animais, seja a morte de vegetais. Elas acontecem e precisam ser respeitadas. É cozinhando que você cria o vínculo de respeito.

7-razoes_molho-caseiro

3) Sua comida fica mais nutritiva/saborosa

Já dizia o anúncio do tempero pronto que “esse sabor delicioso é amor”. Eu acredito muito nisso, o cuidado de se preparar uma refeição para seus entes, concede à comida um sabor diferenciado e especial. Mesmo quando faltam as técnicas da alta gastronomia ou os equipamentos profissionais dos restaurantes, uma comida fresca e preparada em casa, terá uma atenção especial.
Se considerarmos nesse preparo, as necessidades especiais de algumas patologias, podemos garantir que será preparado com excelência sem os riscos de contatos indevidos com ingredientes que causem alguma alergia, por exemplo.

4) Você cria uma maior integração familiar

7-razoes_familiaEu cresci em uma casa que girava em torno da cozinha. Seja para festas que minha mãe era contratada para preparar, seja nos intermináveis sábados em que ela preparava os congelados da quinzena, seja nas festas da família (eu brinco que na minha família, a palavra festa é pensada por alguém, surgem 50 pessoas ao seu lado), a casa girava em torno da cozinha. Por mais que eu odiasse a confusão que a casa virava nesses períodos, a casa cheirava bem, todos ficavam a volta do preparo e mesmo sem ajudar quase nunca, aprendi muita coisa (mas muita mesmo), só de conviver.
Cozinhar em conjunto, com um higienizando, outro cortando, alguns arrumando, aumenta a empatia e a coesão das famílias, coloca país e filhos no mesmo patamar, aumentando muito o entendimento. Com casais, aumenta a cumplicidade e o companheirismo.
Hoje, a cozinha é para mim, o ponto de encontro. Sonho com uma casa que tenha uma cozinha de maior e mais confortável que a sala, justamente para ter essa integração.

5) Relaxa

Como assim RELAXA??? E a chance de errar? E o que vemos no Masterchef?
Quando eu era executivo de empresa e tinha problemas no trabalho, não via a hora de chegar em casa, me servir um whisky, colocar Frank Sinatra no MP3 Player e iniciar alguma preparação longa e inédita. Aliás, muitas vezes o processo iniciava com uma visita repentina ao mercado para escolher os ingredientes. Esse era o meu processo de relaxamento.
Ir para a beira da pia e focar no alimento, propicia a você um tempo para pensar, desligar e o principal: ver a transformação da matéria prima em produto. Ver um ingrediente in natura, virar um obra de arte (sim, toda comida deveria ser considerada obra de arte).
Experimente. Em um dia de stress, escolha uma receita (temos mais de 700 aqui), compre os ingredientes e sinta o processo.
AHHH, volta aqui para contar como foi.

7-razoes

6) Faz você usar toda sua louça e seus eletrodomésticos

Você monta a casa, compra ou ganha aquele monte de eletrodoméstico legal, vai na loja e compra uma super faca, aquele jogo de panelas completinho… Mas e aí? Nunca usam. Ou só quando “tem visita”.
O ato de cozinhar em casa, faz com que você utilize efetivamente cada um dos utensílios da sua cozinha e com isso crie histórias e lembranças. Lembro uma vez que poderia simplesmente ter ido a um restaurante árabe, mas preparei com amigos um verdadeiro banquete, ou a vez que fiz 8 risotos diferentes, no mundialmente conhecido (entre os amigos que estavam presentes) “Rodízio de Risotos”, ou o dia que o bowl da batedeira saiu voando…

7) Estimula o cérebro

Todo mundo que cozinha com prazer acaba se apaixonando e buscando melhorar no processo. Do primeiro passo com o arroz queimado, para fazer receitas novas e mais difíceis é um pulo. Com isso, passamos a estimular nossa memória de sabores, de combinações entre ingredientes e especiarias, técnicas.
Esse estímulo pode ser usado depois para muitos outros momentos.


2 Comentários
Lele

setembro 16, 2016 @ 16:19

Responder

MEU!!!! Adorei o post!
EU AMO cozinhar para as crianças. Claro que o dia-a-dia cansa, mas os itens 1 e 2 são mega verdadeiros e concordo com os 3 e 4!

beijos
Lele

Ricardo Cobra

setembro 16, 2016 @ 17:40

Responder

:) Então Lele… tudo é incentivo para irmos para a cozinha, mas qdo é para ir com a pirralhada, o incentivo é maior ainda

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
PorRicardo Cobra
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016