A Lanchonete da Cidade é uma das lanchonetes mais bem cotadas aqui de São Paulo. Com diversas unidades, ela tem um prato imperdível – as batatas rústicas. Uma batata frita que fica crocante por fora e macia por dentro, temperada com sal grosso e alecrim. Veja a receita abaixo.

Batata Rústica da Lanchonete da Cidade

 

Ingredientes

5 batatas grandes

3 ou 4 ramos de alecrim

5 dentes de alho

3 colheres de sopa de sal grosso

óleo de canola

Modo de preparo

Lave as batatas muito bem – para lavar as batatas, use água corrente e uma esponja exclusiva para isso, retirando todas as sujeiras da casca.

Cozinhe as batatas, em uma panela grande, com bastante água temperada com sal e alecrim (3 ramos com as folhinhas soltas), por 45 minutos.

Deixe as batatas em um escorredor até esfriarem e leve à geladeira por uma noite (se você tiver urgência, pode usar o freezer, mas o resultado não é igual).

Corte as batatas em rodelas de 0,5 cm de espessura – você deve manter a casca. Reserve.

Coloque o oleo na panela (em quantidade suficiente para submergir as rodelas de batata) e aqueça à 180o.  Frite as batatas geladas por 5 minutos. – A batata precisa estar gelada, pois é essa inversão térmica que fará a batata ficar crocante por for a e macia por dentro.

Frite os dentes de alho no azeite (mesmo processo da batata, porém usando azeite de oliva).

Opção sem fritura

Sei que muita gente evita usar fritura em sua alimentação, dessa forma temos essa opção que não envolve a fritura submerse em oleo. Nessa opção assamos as rodelas de batata em forno.

Siga as orientações até cortar as rodelas das batatas e pré aqueça o forno a 200o

Disponha as batatas em uma assadeira (dê preferência às antiaderentes) e regue-as com 2 colheres de sopa de azeite. Coloque também os 5 dentes de alho.

Leve ao forno por 40 minutos.

 

OBS: A batata assada no forno não fica igualzinha à batata frita, mas fica bastante parecida.