crédito da foto: Terren in Virginia

Às vésperas da comemoração da Páscoa, sempre surgem as perguntas relativas ao Bacalhau e aos ovos de páscoa. Qual seriam os significados desses símbolos da páscoa? Porque Chocolate? Por Coelhinho? Mas coelho bota ovo? Tentando trazer respostas para essas dúvidas, preparei esse breve post e como o Homem na Cozinha é um site de gastronomia e culinária, no final do post várias dicas de como comer bacalhau na páscoa. Divirtam-se

Porque se come Bacalhau no Domingo de Páscoa?

Essa tradição puramente católica cristã vem desde a Idade Média. A Igreja católica orientava seus fiéis a realizarem jejum durante a quaresma e a eliminação de carnes quentes dos hábitos alimentares. O período de jejum, entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de páscoa conhecido como Quaresma. Com a chegada da Família Real ao Brasil em 1808, o Bacalhau foi introduzido aos hábitos alimentares dos brasileiros.

Com o passar dos anos, os hábitos de jejum católicos começaram a ser adaptados e o jejum passou a ser transformado. Da quaresma, para a sexta-feira da paixão (sexta-feira anterior ao domingo de páscoa), para posteriormente apenas à eliminação das carnes quentes na sexta-feira santa.

Para quem não é católico, a Páscoa é o feriado católico que comemora a Ressurreição de Cristo.

Tipos de Bacalhau

Existem na natureza cinco tipos de bacalhau. O mais consumido e conhecido no Brasil é o Legitimo Bacalhau do Porto. O Porto é o bacalhau mais nobre, com carne mais tenra e clara (cor palha), com postas mais largas. A sua principal vantagem é uniformidade e o fato de se desfazer em lascas quando cozido.

O Saithe e o Ling são outras duas variedades vindas do Atlântico Norte. O Ling possui carne clara e se desfia com extrema facilidade – é o mais estreito dos bacalhaus. É indicado para bolinhos, já o Saithe tem um sabor mais marcante e carne escura. Desfia-se com facilidade, como o Ling.

O Bacalhau do Pacífico é muito parecido com o Porto e sua carne é mais fibrosa, não se desfazendo após cozida. Muito parecido com o Porto.

Por fim, temos o Zarbo, que é o menor de todos. Tem carne fibrosa e escura quando cozida.

Como Dessalgar o Bacalhau?

Dessalgar o bacalhau é uma tarefa trabalhosa, porém bastante simples. Quando se compra um pedaço inteiro do peixe, ele deve ser cortado em postas e colocado em vasilhames com água gelada, dentro da geladeira. Para que a tarefa seja bem sucedida, troque a água a cada 4-6 horas, sempre mantendo o peixe dentro da geladeira – a água não permitirá que o peixe exale odores. O tempo ideal é de 24 horas (cinco trocas de água) para postas normais e 40 horas para postas grossas (seis trocas de água). No caso de bacalhau já desfiado, deixo-o por 6 horas (duas trocas de água).

Caso você esteja chegando aqui no sábado ou no próprio domingo de páscoa, não há motivos para desespero. É possível dessalgar o bacalhau rapidamente. Lave-o em água corrente e coloque-o para ferver em panelas grandes, com bastante água fervente. Troque a água a cada 15/20 minutos, até que esteja dessalgado. Se mesmo assim, o peixe ainda estiver salgado, deixo-o submerso em leite fervente por 30 minutos, repetindo a operação até que esteja com o sabor ideal.

E porque ovos na Páscoa?

Presentear os seus com ovos de páscoa, é uma tradição pagã, que foi incorporada à páscoa. Inicialmente os ovos eram ovos de verdade e a tradição era justamente enfeitar o ovo e eles simbolizariam o início da vida. Durante o Concílio de Nicéia, os cristãos “se apropriaram” da idéia e passaram a pintar os ovos com figuras religiosas. Apesar da história incerta, o surgimento dos ovos de chocolate nos leva ao início do século XIX, quando confeiteiros franceses inovaram na tradição de presentear com ovos de verdade e passaram a utilizar o chocolate, como matéria prima.

Ah..o coelho!!! O Coelho da páscoa simboliza a fertilidade, uma vez que sua reprodução é sempre numerosa e rápida.

Receitas

| Bacalhau gratinado à la carmen | Arroz de Bacalhau | Bolinho de Bacalhau | Quiche de Bacalhau ao creme de milho | Fritada de Bacalhau | Bacalhau Gratinado | Risoto de Bacalhau | Recheio de Pastel de Bacalhau |