cerveja

Primeiro gole – agora falaremos de cerveja por aqui

Olá a todos, começamos hoje, uma série de posts sobre cerveja. Cerveja? Mas Brahma, Skol, Antártica? Não exatamente. Falaremos sobre vários tipos de cerveja. Você ficará impressionado com a quantidade de rótulos, sabores e aromas existentes nesse mundo cervejeiro. Por exemplo, vocês sabiam que a cerveja foi responsável pelo fim da era nômade do Homem?

Pesquisadores já identificaram que por volta de 9.000 A.C., o ser humano já habitava a região conhecida por Mesopotâmia, e pensava-se que a descoberta do pão era a responsável por essa decisão de deixar de ser nômade, porém, novos estudos indicam que 3.000 A.P. (Antes do Pão), o ser humano já havia deixado de vagar pelas terras, e havia começado a produzir cerveja! Foram encontrados copos (bem rústicos) com traços de substâncias encontradas na cerveja.

É bom levar em consideração que a descoberta da cerveja foi, provavelmente, acidental. Com grãos expostos à chuva ocorreu a germinação, e com as leveduras pairando no ar ocorreu a fermentação daquela mistura. Alguém teve a coragem de beber e pronto, descobriram a bebida mais consumida em todo o mundo.

Mas como esse não é um blog sobre história, vamos resumir. A Cerveja teve um papel fundamental para a humanidade, seja como salário no antigo Egito, como estopim da Revolta do Chá nos Estados Unidos e hoje como um líquido agregador de pessoas. Pense comigo… Você convida uma pessoa especial para tomar um vinho com você, num lugar calmo, aconchegante… Mas quando você quer amigos por perto, você os chama para beber cerveja! Fique tranquilo, você verá que existem cervejas para um clima mais íntimo também.

Atualmente, cerca de 23,5 bilhões de litros de cerveja são consumidos, só nos Estados Unidos. É fato que a cerveja é a bebida mais consumida no mundo, e é chegada a hora de você esquecer o que sabe sobre cerveja. Não existem apenas essas grandes marcas, anunciando na televisão, que usam (e abusam) de mulheres para te convencer a beber. Pra vocês terem uma ideia, o bar que possui a maior diversidade de rótulos de cerveja em seu cardápio é o Delirium Café (localizado na Bélgica) e conta com aproximadamente 1.040 variedades de cerveja para os clientes.

Claro que não vamos falar sobre todas as cervejas do mundo, nossa intenção aqui é mostrar que existem cervejas com sabores variados e que você pode combiná-las com os pratos que aprende a fazer por aqui.

E então? Preparados para conhecer um pouco mais sobre os estilos de cerveja?

No próximo post falaremos sobre as cervejas de trigo!

Saúde!

 

Comentário do Editor – O Vinicius é um dos sócios da Cerveja Social Clube, empresa parceira do Homem na Cozinha. Nossa parceria prevê algumas harmonizações usando cervejas especiais – receita e cerveja para acompanhá-la. Fiquem ligados.


3 Comentários
Leni

abril 26, 2012 @ 23:17

Responder

oba!!!
adoro harmonizações!!!!

beijoo

Edna Maria Vieira

abril 27, 2012 @ 18:28

Responder

homem na cozinha…muito interessante a " descoberta" de outros tipo de cerveja…vou segui-lo para saber de tudo.
abraço
Edna Maria

Daniel F Magri

setembro 12, 2013 @ 13:50

Responder

Quem entra no universo das cervejas especiais não sai mais, cada gole é uma inspiração para degustar a próxima. Além de tudo que as cervejas especiais tem de bom, ainda tem uma frase de algum gênio, filósofo, mestre, sei lá que diz: Nunca vi alquém fazer amizade bebendo leite. Saúde!

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
Porviniciuscosta
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016