Ingredientes:

para as tortillas:
1 kg de milho em grãos secos
1 colher (sopa) de cal virgem (culinário)
água quente

para o recheio:

3 fatias de bacon
1 kg de carne moída
4 colheres (sopa) de cebola picada
3 dentes de alho picados
150 g de purê de tomate
2 xícaras de água
4 colher (sopa) de chili em pó
1 colher (sopa) de molho inglês
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:


Tortillas: lave bem o milho e coloque em uma panela com 4 litros de água. Acrescente a cal e cozinhe por cerca de 1 hora ou até que a pele se solte. Isso pode levar bastante tempo. Deixe esfriar e esfregue o milho para eliminar as cascas. Coloque o milho em uma panela para cozimento de vapor e cozinhe no vapor por mais 1 hora. Utilize um pilão para socar os grãos de milho acrescentando água quente suficiente para produzir uma massa grossa. Pode-se utilizar um processador para esta etapa porém a textura ficará diferente da original. Aqueça uma chapa de ferro ou o autêntico “comal” mexicano. Faça com a massa bolas do tamanho de bolas de ping pong. Coloque cada bola entre duas folhas de plástico e abra com um rolo para obter tortillas de cerca de 15 cm de diâmetro. Grelhe as tortillas por aproximadamente 1 minuto de cada lado. Ainda quentes coloque penduradas sobre um cabo de vassoura para que fiquem no formato de conchas.

Recheio: pique bem as fatias de bacon e coloque em uma panela em fogo baixo. Cozinhe lentamente para que solte a gordura. Aumente o fogo e doure o bacon, acrescente a carne moída e refogue até estar bem dourada. Se a mistura parecer muito seca, acrescente um pouco de óleo. Acrescente a cebola e o alho picado e refogue por 2 minutos. Acrescente o chili, molho inglês e misture bem coloque sal e pimenta-do-reino. Adicione o purê de tomate. Cozinhe por 5 minutos. Abaixe o fogo e acrescente a água, cozinhando por cerca de 20 minutos ou até que o líquido seque totalmente. Acerte o sal e pimenta-do-reino. Montagem: prepare as tortillas colocando um pouco da carne e cobrindo com guacamole (Veja aqui a receita!)

Dicas:
Se não encontrar o chili preparado, prepare-o misturando 1 colher (sopa) de páprica picante, 2 de páprica doce, 1 colher (chá) de cominho e uma de orégano. Bata no liquidificador. Utilize na receita e guarde o restante em um vidro bem fechado.