quarta-feira, maio 29, 2024

Calendário Gastronômico

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia do Waffle

março 25

Origem do Waffle

O Waffle, conhecido como “Wafel” em holandês ou “Gofre” em Portugal, é uma delícia que remonta à Idade Média. Embora seja popular nos Estados Unidos, o Waffle surgiu em uma região que hoje está localizada na Bélgica. A massa era usada nas igrejas como hóstia e normalmente a imagem impressa era algum brasão ou figura relacionada ao Cristianismo1. Uma simples massa de farinha de trigo e ovos era prensada entre duas placas de ferro, imprimindo a textura quadriculada sobre a massa, aparentando um favo de mel.

Comidas Parecidas com o Waffle

As panquecas e os crepes fazem parte da família do Waffle1. Na verdade, as massas são muito parecidas, diferenciando-se apenas pela quantidade de cada ingrediente e no modo de preparo. No caso dos Waffles, o resultado é um “pãozinho” com aparência de biscoito e com aquela típica forma quadriculada com furinhos, ideais para receber diferentes tipos de coberturas.

Chegada do Waffle na América

Em 1620, o Waffle foi trazido ao continente americano, mais especificamente aos Estados Unidos, onde logo ficou popular, fazendo parte da cultura americana34. Para os norte-americanos, existem diversas maneiras de se servir os Waffles. Por exemplo, o famoso “Chicken & Waffles”, que se tornou um prato tradicional no sul dos Estados Unidos, é um waffle colocado sobre um peito de frango frito acompanhado de um chutney, um molho picante.

Dia Internacional do Waffle

O Dia Internacional do Waffle é celebrado no dia 25 de março. Esta data é uma homenagem a esta deliciosa iguaria de origem belga que conquistou o paladar de pessoas ao redor do mundo, incluindo os brasileiros.

Neste dia, muitos aproveitam para experimentar diferentes receitas de Waffles, desde as mais tradicionais até as mais inovadoras. Além disso, é comum encontrar estabelecimentos que oferecem promoções especiais para celebrar a data.

Modos de Preparos Diferenciados do Waffle

Existem várias maneiras de preparar Waffles, cada uma com seu toque especial. Aqui estão algumas delas:

Waffle Salgado: Este é um clássico, perfeito para servir com molhos, carnes e outras delícias de sua preferência. Como esse Waffle de Calabresa.

Waffle de Pão de Queijo: Uma versão bem brasileira! O waffle de pão de queijo é ideal para quem é celíaco.

Waffle de Tapioca: Outra versão brasileira! O waffle de tapioca é feito com farinha de tapioca, queijo parmesão ralado e orégano.

Waffle de Fubá: Este waffle de fubá também leva farinha de aveia e farinha de amêndoas na composição.

Waffles Crocantes: Se você é o tipo de pessoa que adora sentir a textura dos alimentos, então vai adorar estes waffles crocantes.

Espero que você tenha gostado deste artigo sobre a história do Waffle. Bom apetite!

Detalhes

Data:
março 25
Categoria de Evento: