Dia da Pizza: curiosidades sobre a redonda

0
230
Imagem de SalvaroteMonetti em Pixabay

Pode com calabresa, queijo, atum ou outros ingredientes…independentemente de qual seja o sabor, o fator é que a pizza é um dos pratos mais queridos dos brasileiros. Por conta disso, ela tem até uma data especial: 10 de julho. Mas quem disse que as pessoas esperam o dia para consumir uma redonda?

Na verdade, a pizza está tão enraizada na cultura brasileira que qualquer motivo se torna um evento para consumi-la. Então, que tal conhecer mais sobre isso? O site de caça níqueis online Betway elaborou uma pesquisa especial para o Dia da Pizza. Conheça as principais curiosidades!

Consumo que não para

Engana-se quem acredita que as pizzarias e cantinas não podem crescer mais. Se tem algo que os brasileiros não enjoam é de pizza. Anualmente, as vendas geram cerca de R$ 22 bilhões. Nos últimos cinco anos, esse mercado registrou um crescimento de R$ 2 bilhões. Haja fome para tudo isso, hein?

No Brasil, existem cerca de 40 mil pizzarias, sendo que 99% são consideradas pequenas empresas. Além de terem um local para receber os clientes, 60% atendem pelo delivery. Aliás, quem não gosta de pedir uma pizza em casa, seja pelo telefone ou celular?

Muitas famílias, inclusive, aproveitam a praticidade da entrega para reunir a família e, assim, saborear uma redonda no conforto do lar. Por conta da pandemia, algumas pizzarias tiveram que se abrir para o delivery. Segundo a pesquisa sobre pizza, no último ano houve um aumento de 10% no número de estabelecimentos que trabalham apenas com delivery.

Com ou sem ketchup

Uma das grandes polêmicas gastronômicas do país é: pizza com ou sem ketchup? Enquanto os cariocas adoram colocar o complemento na redonda, os paulistas torcem o nariz para o hábito. Mas e as outras regiões.

Veja a quantidade de pessoas de cada região que gosta de colocar ketchup na pizza:

  • Norte: 83%;
  • Nordeste: 67%;
  • Centro-Oeste: 62%;
  • Sudeste: 31%;
  • Sul: 31%.

Por sua vez, quando o assunto é a frequência de consumo, não existe uma só região em que menos de 50% da população não goste. Cerca de 90% de quem vive no Sul e no Sudeste sempre come pizza. Já o Nordeste é a localidade com menor consumo, apenas 67%.

Imagem de SalvaroteMonetti em Pixabay

Sabor favorito

Diante de tantas opções de cobertura, será que existe alguma que une as pessoas? De acordo com o levantamento da Betway, sim. A calabresa é o sabor de pizza favorito dos brasileiros.

Para acompanhar a redonda, os consumidores preferem beber uma Coca-Cola geladinha. Já o complemento, como foi visto, é o ketchup – apesar de que para muitos a pizza não precisa de mais nada em cima.

Independentemente de qual seja a região, o sabor e a bebida, o fato é que a pizza é um prato que une várias tribos. Ela é querida por crianças, adultos e idosos, incluindo vegetarianos, atletas e todos os tipos de pessoas. Não é à toa que ela tem uma data especial, certo?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here