servindo_cervejas

Tudo que você queria saber sobre tipos de cervejas

Antes de entrarmos de cabeça no mundo das cervejas, vamos esclarecer de uma vez por todas o que é cerveja:

 Tipos de Cerveja

Cerveja é uma bebida carbonatada, produzida através da fermentação de ingredientes com amido, principalmente cereais maltados (cevada e trigo). Além disso, a água é um dos principais ingredientes da cerveja, e, em sua grande maioria, lúpulo e fermento completam o time.

Existem basicamente duas classificações principais de cerveja: Ales e Lagers. Tudo que você ouve sobre Trigo, Bocks, Stouts, Pilsner etc., são “subtipos” de Ales ou Lagers. Mas o que é uma Ale e o que é uma Lager? São os tipos de fermento utilizados na produção da cerveja, e a diferença básica entre eles é a temperatura em que o processo ocorre. Cervejas Ales são fermentadas a uma temperatura mais alta que as Lagers, por isso você ouve (ou lê) pessoas falando sobre alta e baixa fermentação, não é que a fermentação ocorra no alto ou no fundo do tanque, e sim em altas ou baixas temperaturas. Cervejas Lagers precisam fermentar a uma temperatura de 6 a 12ºC e as Ales entre 15 e 24ºC. Simples, não?

Existe um terceiro estilo de cerveja, chamadas de Lambic, que são produzidas através de fermentação espontânea, o processo ainda é bem artesanal, feito em casas antigas, com janelas e ventilações abertas para atrair as leveduras selvagens a atuarem nos tanques de esfriar mosto, em algumas cervejarias as leveduras vivem nas paredes de madeira, ou barris utilizados para fermentação e maturação da cerveja. Pouquíssimas cervejarias ainda utilizam esse processo, mas são cervejas que merecem ser provadas por todos que apreciam novos sabores.

Agora, como já disse, dentro das Ales e Lagers, existem muitos outros estilos, e é comum que eventualmente algum mestre cervejeiro acabe criando uma cerveja que não encaixe em nenhuma classificação. E mesmo as de estilo definido, ainda causam muita confusão, principalmente quando o marketing entra na jogada. Um exemplo clássico disso são essas cervejas de consumo em massa no Brasil, como Skol, Brahma, Schin e Budweiser, que comumente são chamadas de Pilsens, e oficialmente são consideradas Light Lagers.

“Ora, mas não é tudo cerveja? Por que essa preocupação com nomes?”, bom, ao começar a se aventurar pelo mundo das cervejas especiais, você vai encontrar diversos rótulos dos mais variados estilos, e, eventualmente, vai gostar mais dessa ou daquela cerveja. Os estilos servirão para que você não se prenda a marcas. Um exemplo? Vamos supor que você experimentou várias cervejas, e gostou da Hoegaarden. Sempre que vai a um bar, procura por essa cerveja mas nem sempre encontra, se você já soubesse que o estilo dela é Witbier (um estilo Belga de se fazer cervejas de trigo com especiarias), poderia pedir uma Wäls Witte , ou uma Blanche des Neiges, que são cervejas do mesmo estilo, e portanto, possuem um sabor similiar.

 

Nos próximos posts vamos detalhar melhor os estilos, e mostrar algumas cervejas que você pode experimentar de acordo com o seu conhecimento atual de cervejas.

 

Cheers!


3 Comentários
Marcela Moraes

maio 16, 2012 @ 06:35

Responder

Oi, Vinicius! A Bud, ao que me lembro, é vendida no Brasil sob o rótulo de Lager mesmo, não de Pilsen. Mas é interessante saber que as outras também são Lager. Vai ser legal aprender mais sobre as diferenças entre elas.

Vinicius Costa

maio 20, 2012 @ 19:11

Responder

Olá Marcela! Sim, é verdade, no rótulo da Bud ela diz que é lager, e no entanto seu sabor é bem similar a todas as outras cervejas de massa, que se dizem pilsen, e acaba acontecendo a confusão. Mas isso tende a acabar, existem movimentos internacionais para acabar com essa confusão até, como o CAMRA (CAMpaing for Real Ale) na Inglaterra.

Danilo Silva

janeiro 12, 2013 @ 19:57

Responder

vale a pena ler

Comente

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

author
Porviniciuscosta
Publicidade
Pop
Publicidade
Arquivos
Fique Ligado! Assine nossa newsletter
Receba todas as novidades do Homem na Cozinha

Todos os direitos reservados © Homem na Cozinha - 2006 - 2016