quinta-feira, maio 30, 2024
InícioBebidasCervejas de trigo - começando a entendê-las

Cervejas de trigo – começando a entendê-las

Se existe um estilo de cerveja que é altamente recomendado a quem está iniciando sua aventura pelas cervejas especiais, é a de trigo. Wheat, Weizen ou Weiss são os termos utilizados para definir essa cervejas.

De acordo com as leis alemãs, para uma cerveja ser considerada de trigo, ela precisa ter, no mínimo, 50% de malte de trigo e o restante de cevada.

Geralmente, as cervejas de trigo não são filtradas, e sua aparência é um pouco turva por conta da presença do fermento na garrafa, essas cervejas possuem o prefixo Hefe em seu nome (hefe = fermento, em alemão). Muitas pessoas acreditam que as cervejas de trigo são mais “pesadas” que as outras, mas isso não é uma regra.

Weihenstephaner

Ao experimentar uma cerveja de trigo, você provavelmente vai encontrar algumas características bem marcantes do estilo, como por exemplo:

  • Um aroma suave de banana e cravo;
  • Uma ótima formação de espuma (colarinho), com boa persistência;
  • Uma coloração amarela pálida

As cervejas de trigo são, em sua maioria, bem refrescantes, e possuem um teor alcoólico mediano (entre 4 e 6% de álcool por volume), o que facilita seu consumo. Um ótimo exemplo de uma legítima cerveja de trigo é a Weihenstephaner Hefe Weissbier, feita pela cervejaria mais antiga do mundo, a Weihenstephan, que começou a produzir cervejas no ano de 768, porém só obtiveram licença oficial para comercializá-las em 1040.

Existem algumas variações dentro desse estilo de cerveja, que se diferenciam pela cor e/ou teor alcoólico (Weizen, Dunkelweizen, Weizenbock), no entanto, o estilo mais comum é o Weizen, ou Weissbier, que, na Alemanha, costuma ser consumido no desjejum.

Existem outras cervejarias alemãs que produzem cervejas de trigo, como a Erdinger  ou Paulaner, e aqui no Brasil temos a Bierland, Bamberg, Colorado e outras.

Mas o que seria bom para acompanhar uma cerveja de trigo? Opte por pratos leves, saladas, frutos do mar, salsichas, carnes brancas sem temperos fortes… Cerveja e comida devem estar sempre equilibradas, sem que uma mascare o sabor da outra.

Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

Boulevardier

Negroni

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular

Boulevardier

Negroni

Berry Sparkler (Mocktail)