domingo, abril 21, 2024
InícioReceitasTomate Concassé

Tomate Concassé

Das técnicas gastronômicas que eu mais aprecio e aplico, o tomate concassè é a que eu mais aplico na minha “vida culináristica”.

Tomate Concassè
Tomate Concassè
Tirar a casca do tomate, pouco afeta no fator sabor dos preparos, mas a casca do tomate não se desfaz nem quando cozida, logo a apresentação do prato sempre fica mais elegante quando tiramos essa casca. É um fato que, ao tirarmos as cascas, estamos diminuindo consideravelmente o fator nutricional dessa fruta (sim, o tomate é fruta, já que nasce a partir de uma flor e possui sementes). diminui consideravelmente. Por exemplo a grande concentração do licopeno, que está muito presente na casca.
Já as sementes, existe muita controvérsia, pois a acidez da fruta está muito concentrada nessa parte. Então, principalmente em molhos, retirar as sementes, ajuda bastante no sabor.

Abaixo trago o modo de preparo do Tomate Concassè.

Agora que você já sabe como fazer o Tomate Concassè, trago mais um seguredo para você. Nos meus jantares eu o chamo de CARINHO, pois é um preparo que deixa o prato tão mais elegante que pode ser considerado um carinho do chef com seus comensais.

Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular

Boulevardier

Negroni

Berry Sparkler (Mocktail)