Uma das maravilhadas da Internet (e o que me fascina nessa brincadeira) é facilidade que temos em conhecer pessoas diferentes e distantes que seria dificilímo conhecermos por meios normais. Uma dessas pessoas que eu conheci é o Hilário Metheoro. Figuraça…. um comédia muito gente boa.

A questão é o que ele é de Recife e seu pai um dia ouviu a minha entrevista para a rádio CBN e achou interessante o fato do Metheoro me conhecer. Então sugeri que ele me mandasse algumas receitas que começo a publicar hoje. A primeira é do bolo Souza Leão, uma receita tradicional da culinária nordestina, à base de mandioca que resulta em um bolo cremoso, com consistência de pudim. Enfim, vou ficar quieto e deixar vocês curtirem a receita.

Bolo Souza Leão

INGREDIENTES:
6 xícaras de chá de leite de coco
2 xícaras de chá de água
2 xícaras de chá de manteiga
1kg de açúcar
1kg de massa de mandioca
12 gemas
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:
Leve o açúcar com a água ao fogo alto, mexendo até dissolvê-lo. Pare de mexer e deixe ferver por 8 minutos ou até a calda atingir o ponto de fio (esfrie um pouco e pegue com os dedos. Ao afastá-los deve se formar um fio). Retire do fogo e acrescente a manteiga. Misture até derretê-la. Deixe esfriar completamente. Lave, escorra e peneire a massa de mandioca. Junte as gemas e bata por 5 minutos. Ponha o leite de coco e o sal e misture até ficar homogêneo. Adicione a calda de açúcar e a manteiga. Misture bem. Aqueça o forno em temperatura média. Passe a massa por uma peneira bem fina de oito a dez vezes, até não restar mais nenhum resíduo. Forre o fundo da fôrma com papel-manteiga. Unte o papel e a lateral da fôrma com bastante manteiga. Ponha a massa e asse por 1 hora e 20 minutos ou até que, ao enfiar um palito, este saia limpo. Desenforme quando estiver morno