Como extrair pectina da maçã

5
126

Como extrair pectina da maçã?

 

Ingredientes

 

3 maçãs grandes

500 ml de água

 

Modo de preparo

 

Higienize as maçãs. Retire o centro (sementes e cabos). Corte as maçãs em 8 e coloque na panela. Cubra com a água (se for necessário, adicione um pouco mais do que que os 500 ml).

Cozinhe em fogo alto até que as maçãs estejam macias. Descarte a água.

Usando uma peneira de aço, esprema as maçãs.

A base de pectina é o purê que saiu da peneira.

Descarte o que ficar dentro da peneira.

Você pode usar a pectina para fazer geleias e outros doces.

 


5 COMENTÁRIOS

  1. Edgar Galluzzo, eu fiz isso para uma feira de ciencias, como trabalho com pectinas no mestrado, desenvolvi um trabalho com extração de pectinas de maçã para preparo de geleias com teor reduzido de açúcar, e precipitei a pectina com álcool, como sempre fiz no laboratório. Só que para fazer em casa, eu não recomendaria, porque como não tínhamos estufas de secagem a vácuo, e secar em forno também não é recomendado porque podem ocorrer reações que degradem a pectina, o álcool não saiu completamente. Tudo bem, etanol é etanol, o mesmo que ficou na pectina é o que se consome em bebidas, mas acredito que pode alterar o gosto…

  2. Janna Antunes não sei se é possível porque o teor de álcool é muito baixo… No laboratório, nós precipitam os com uma proporção de 2 volumes de etanol puro para 1 volume do extrato. Acho que pra precipitar, só usando uma vodka russa! Rs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here