Como fazer calda de açúcar

8
5957

Ingredientes
1 parte de água
2 partes de açúcar



Modo de preparo
Em uma panela grossa coloque á agua e açúcar e leve até atingir fervura.
Não mexe em hipótese nenhuma, pois a calda irá açucarar. Verifique o ponto desejado.

Quais são os pontos de calda de açúcar?

Existem graduações de calda e ela é medida de acordo com a cor da mesma. Quanto mais escura. Os pontos de calda são:
Calda rala – serve para fazer desenhos em superfícies lisas. A forma de teste é retirar um pouco da panela com uma colher , ao derramar forma um fio bem fininho. Caso você tenha termômetro, esse é o ponto da calda a 100º.
Calda fio forte – Serve para recheios e geleias. O teste é fazer o fio como a calda rala, porém o fio é mais grosso. Temperatura – 103º.

Calda Gota – Essa calda é mais grossa que a anterior. Ao fazer o teste da colher, forma-se uma gota no final do fio. Temperatura – 108º.


Calda ponto de bala mole – Utilizada para balas. Nesse caso o teste é colocar um pouco dentro de um copo com água fria. Teremos um caramelo que pode ser apertado com os dedos. Temperatura – 110º

Calda ponto de bala dura – usado para fazer bala de coco. É o ponto que ao fazer o teste do copo, a bolinha imediatamente fica rígida. Temperatura – 125º

Calda ponto de caramelo – é a calda de pudim. Sabemos que está pronta  quando a calda fica dourada, quanto mais dourada, maior o cheiro e sua consistência. Temperatura – 145º.

Existem outros pontos de calda intermediários, mas optei por demonstrar apenas os mais usados para facilitar para quem está começando.

Artigo anteriorCreme de Ameixas
Próximo artigoMosaico de gelatina
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.

8 COMENTÁRIOS

  1. […] Essência ou fava de baunilha Os Utensílios listados acima Modo de preparo Inicie com o preparo da calda. Meça o açúcar e coloque metade das medidas de água (a proporção para uma calda de açúcar […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here