Endorfina pelo dia internacional da Felicidade

0
13513

No dia 20 de março é comemorado o  Dia Internacional da Felicidade. A data é celebrada desde 2012.

Para celebrar essa data, nada melhor do que comer um doce, já que o doce é responsável pela sensação de bem-estar. Isso acontece porque ocorre a liberação de endorfina e o estímulo do hormônio serotonina, que está ligado à sensação de prazer, aumentando assim a felicidade da pessoa.


Doces árabes

Uma sugestão para o consumo de doces nessa data, são os doces árabes, que possui uma confeitaria elaboradíssima e geralmente são compostos denozes, amêndoas, frutas secas e mel, e aromatizantes com essências, como a de rosas e a de flor de laranja. O doce árabe chegou ao Brasil desde a imigração árabe no final do século XIX.

Um doce muito conhecido e antigo e tradicional no Oriente Médio é o Halawi (pronuncia-se raleu). Feito com mel, açúcar e bastante tahine, que é uma pasta de gergelim, o sabor deste último ingrediente é bem acentuado, assim como a doçura desta preparação. Uma variação desta receita é considerada o doce egípcio mais antigo de que se tem notícia.

Durante a era conhecida como “Antigo Egito” (aquela época em que o país ainda era governado por faraós) o raleu era feito com pasta de tâmaras, cardamomo e nozes picadas. Por fim, era enrolado e passado em mel, canela e pó e amêndoas torradas picadas.


Outros doces Árabes

Além do Halawi, temos na cultura árabe:

doce de massa folhada, ninho de damasco e doce macarrãozinho
doce de semolina
Malabie
Ataif
Doce Macarrãozinho

Há quase três décadas, o tradicional restaurante Arabesco, se instalou em Perdizes e trouxe sua rica cultura árabe a São Paulo. Os principais pratos oferecidos levam ingredientes de iguarias sírio-libanesas e fazem sucesso no restaurante. Entre os doces, não poderia faltar o Halawi.

Serviço:

Rua Doutor Homem de Mello, 494 – Perdizes.
Tel: (11) 3872-8164
Horário de funcionamento: das 10h às 23h – de segunda a sábado
Domingos das 10:30 às 17:00
Estacionamento gratuito
Av. Paulista, 1765
Tel: (11) 3289-5664
Horário de funcionamento: das 8h às 18h – de segunda à sexta


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here