Jogos eletrônicos podem melhorar as habilidades cotidianas? Os simuladores de corridas provam que sim

0
4600

Os jogos na categoria simuladores estão cada vez mais em alta, seja com temas tradicionais ou até mais exóticos. É possível se transformar em um treinador de futebol, em um piloto de Fórmula 1 e até mesmo em um cirurgião. A grande questão é se esses simuladores conseguem influenciar, e até ensinar, algumas das habilidades que envolvem essas tarefas. Os jogos com a temática de carros e corridas podem ser o melhor exemplo de que a resposta é sim.

Fonte: Pixabay

Uma das primeiras histórias a se lembrar é a do piloto espanhol Lucas Ordóñez, que iniciou a carreira profissional por conta do jogo Gran Turismo, de Playstation 3. Em 2008, ele participou de uma competição organizada pela produtora do jogo e conseguiu uma vaga de testes como piloto profissional. Hoje, com 32 anos, Ordóñez já é um veterano piloto, com mais de 100 corridas disputadas, 21 pódios e 4 vitórias.

Apesar de o aproveitamento nas corridas, levando em conta as três primeiras posições, ser de apenas 18,9%, a história do piloto é gigante. Os dados que compõem a história de sua carreira são a prova  de que existe influência direta desses jogos na habilidade de dirigir. Em entrevista recente, o piloto afirmou que até hoje usa os simuladores para se preparar. Ele é fundamental para aprimorar alguns pontos dentro da corrida, além de familiarizar o piloto com o circuito.

O diretor Darren Cox, um dos criadores da GT Academy, que lançou Ordóñez como piloto, também acredita nos benefícios dos jogos de videogame para aprimorar algumas habilidades no volante. Ele garante que pilotos virtuais costumam ser mais calmos e disciplinados e que, assim, conseguem ficar relaxados para recordar todas as instruções dadas durante o curso. Até hoje, a academia lançou mais de 20 pilotos e participou de mais de 500 corridas pelo mundo.

Habilidades para o dia a dia

Algumas dessas habilidades citadas por Cox também são importantes para os motoristas que dirigem nas ruas, afinal, o estresse no trânsito é algo real e perigoso dentro e fora do carro. Um estudo divulgado pelo portal Minha Vida mostra que cerca de 15% dos motoristas brasileiros desenvolvem algum tipo de distúrbio comportamental enquanto dirigem. A principal causa disso é o estresse durante um engarrafamento ou em qualquer outra situação similar.

Como o Brasil é um país que conta com mais de 43 milhões de veículos, segundo dados do portal Auto Esporte, este é um problema que atinge quase todos nós. Em 2017, o aumento de carros, ônibus e outros veículos foi de 1,2% em todo o país, sinalizando que talvez aquele engarrafamento continue a piorar todo mês, o que nos faz buscar alternativas que facilitem nossa vida nesse sentido. Uma dessas alternativas são esses simuladores e jogos de corrida.

Um título que tem feito sucesso ao redor do mundo, inclusive no Brasil, é o Euro Truck Simulator 2, jogo eletrônico que simula um motorista de caminhão que atravessa diferentes cidades da Europa para entregar carga. É quase um tratamento mental gastar algum tempo apenas andando na velocidade da via, sem desrespeitar leis, e realizar as entregas. Atualmente, ele é jogado por cerca de 30 mil pessoas diariamente na plataforma Steam.

Para além dos jogos de carros

Se você não gosta de games de corrida, não é preciso se preocupar, afinal, diferentes estilos se mostraram boas alternativas para o desenvolvimento de algumas habilidades de quem dirige. É o caso de jogos como Guitar Hero, Minecraft, Candy Crush ou outros títulos famosos no mercado. Ao precisar apertar diferentes botões, e em velocidades variadas, o jogador acaba por treinar o reflexo e outras habilidades que estão diretamente ligadas ao ato de dirigir um carro.

Os jogos de cartas, mesmo que soem como uma modalidade dissonante do ato de dirigir, também são uma boa opção para o desenvolvimento de habilidades que nos auxiliem na direção. O blackjack, por exemplo, funciona como uma disputa entre o jogador e a mesa para ver quem se aproxima mais da pontuação de 21. É um jogo que exige calma e paciência antes de cada escolha e movimento, mesmo quando jogado online, em sites como o da Betway online blackjack, o que demonstra que pode nos ajudar a relaxar quando estivermos enfrentando um momento difícil no trânsito– visto que caractéristicas como calma e paciência são essenciais para quem dirige, seja ao encarar trânsitos caóticos ou estradas de alta velocidade.

Outras alternativas são os títulos e videogames da Nintendo. A marca japonesa é famosa por misturar diversão eletrônica com saúde física e mental. O diretor Shuntaro Furukawa já afirmou que uma das principais causas da companhia tem relação com esse tipo de cuidado.

Seja para realizar o sonho de ser piloto, ou então apenas para melhorar alguma habilidade no trânsito, fazer uma road trip ou aprender táticas de relaxamento no volante, os jogos de videogames podem ser uma boa forma de aprender. Esses simuladores estão ficando cada vez mais reais e, por isso, é fácil entender sua influência. Até mesmo as autoescolas brasileiras já utilizam as tecnologias para ajudar os iniciantes, portanto, especialmente se você for aficionado por carros, seus novos lançamentos e tudo o que está envolvido nesse universo, dê uma chance para aquele jogo de corrida que sempre quis experimentar.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here