domingo, abril 14, 2024
InícioSalgadosMacarrão Carbonara - por Fernando Mafra

Macarrão Carbonara – por Fernando Mafra

O convite veio de forma inusitada, o Mafra “twittou” (o twitter é uma ferramenta de microblogging e você pode nos seguir clicando no link anterior) que ele também era um Homem na Cozinha e que o macarrão estava excelente e eu pedi a receita, na cara dura, para publicar aqui. O fato é que nosso caro Mafra é um Orientalizador e eu esperava uma receita japonesa e não italiana., mas segue o texto dele, apenas com o modo de preparo adaptado para nosso padrão.

Um pouco de história
Esta receita é uma leve adaptação prática da receita passada por mim pelo Bruno Mota (http://ml42.blogspot.com/). Depois de executá-la tantas vezes ao longo dos anos, acabo por fazer de cabeça, por tanto as quantidades são estimadas, use o seu bom senso. É uma receita simples e isso deve ser mantido em mente, não adianta inventar moda, senão o tiro pode sair pela culatra. Ela é ideal para uma a três pessoas, não recomendo fazer para um batalhão, pois não é garantido que vai dar certo.
É importante lembrar que Carbonara, como toda boa receita, possui variações. Todos irão dizer que suas versões são as “verdadeiras”, o que é uma falácia. Ela se popularizou nos anos 50, o que não faz dela uma receita milenar italiana, suas origens são obscuras e bastante especuladas e mesmo na itália há inúmeras variações, algumas até incluindo creme de leite e similares.

Ingredientes
Para a nossa versão precisaremos de

  • 300g de macarrão – De preferência spagetthi ou talharim. Fusili também pode ser uma boa, mas não se aventure com Penne ou outros formatos feitos de pedaços grandes.
  • 150g Bacon ou Pancetta – Bacon é o uso peão padrão, mas não seja descuidado, escolha um bacon mais carnudo.
  • 2 Ovos
  • 100g de Queijo Parmesão ou Pecorino ralado – Pecorino é tido como o “verdadeiro”, mas isso é uma bobagem. Use o de sua preferência ou o que estiver disponível, ou mesmo misture. Recomendo comprar em pedaço e ralar em casa, para manter o frescor.
  • 3 dentes de alho
  • 1 xícara de vinho branco

Modo de Preparo

Esquente a água para o macarrão e pique o alho e o bacon (tiras ou cubos).

Sem adicionar óleo na panela, frite o bacon, mas não deixe torrar (apenas doure) ele deve ficar suculento.A gordura do bacon faz tudo. Se preferir, coloque apenas um pouco de azeite (nota do HnC – Realça o sabor do porco) e antes que o bacon chegue ao ponto, acrescente o alho.

Assim que o cheiro do alho “subir”, acrescente o vinho e deixe evaporar. Em seguida retire o alho e o bacon (sem o suco/gordura) e coloque em um papel absorvente. Reserve.

Cozinhe o macarrão seguindo as instruções do fabricante.

Enquanto o macarrão estiver cozinhando quebre os ovos e coloque em uma tigela ou refratário. Acrescente o queijo e misture tudo.

Ao fim do cozimento, escorra bem o macarrão e jogue-o na tigela com os ovos e queijo. É importantíssimo não jogar água fria no macarrão e jogá-lo direto na tigela. Misture bem para que o molho se distribua homogeneamente e não empelote.

Acrescente o bacon e o alho e pronto.

Observações
Algumas das instruções podem assustar, mas garanto que é simples, e o ovo cozinha no próprio macarrão mesmo, não sobra ovo cru. Essa é uma receita em que todos os ingredientes se equilibram para não deixar ácido ou amargo demais, evite retirá-los ou trocá-los.

Isso é bem verdade no caso do queijo, ele ajuda a dar a liga no molho, grudando-o no macarrão, sem o queijo você corre o risco de ter macarrão com sopa de ovo cozido. Sob nenhuma circunstância use vinho tinto, já cometi esse erro e me arrependi.

É importante também não misturar o macarrão com o molho na própria panela, pois ela está quente e irá fritar o ovo ao invés de cozinhá-lo.

————————————————–

Assim como o Mafra, quer participar do Homem na Cozinha? Mande sua receita para nosso link que publicaremos com prazer. Se você tiver um site ou blog, não esqueça de enviar o link.

Originalmente postada em 11 de ago de 2008

Artigo anterior
Próximo artigo
Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

18 COMENTÁRIOS

  1. Vou fazer eata neste carnaval! Estou surpreso com o toque de vinho branco, mãos na massa, e apo's a quarta feira de cinzas, um breve comentario! Com certeza será positivo! Abraços e obrigado.

  2. Uma coisa que não entendo é que existem receitas do Macarrão Carbonara, que não vai ovo e sim creme de leite, qual é o verdadeiro Carbonara.

  3. Maravilhoso este macarrao.
    Fiz a olho,mas usei os ingredientes certinho…marido amou 🙂

    Primeira receita que testei daqui,primeira de muitas…pois ja vi que tem receitas maravilhosas!

  4. Sem duvida essa receita deve ficar otima, porem não é a receita original do interior da italia, onde ela é preparada apenas com a panceta, ovos e o queijo. Para aderir melhor ao paladar de outros paises nas regiões centranas, esse prato é preparado com nata ou creme de leite fresco, mas é uma variação da receita original.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular

Boulevardier

Negroni

Berry Sparkler (Mocktail)