segunda-feira, julho 22, 2024
InícioPãesMistinho

Mistinho

Desde que minha filha entrou na escola, crianças passando a tarde lá em casa passou a ser uma constante. E a coisa a maior dificuldade que tenho encontrado é realizar lanches que agradem, sejam fáceis e baratos.

Essa receita me foi passada pelo meu amigo pescador Zé (passa no blog dele que tem umas mentiras histórias interessantes de se ler) e por sua esposa (e minha sócia em novidades que vocês terão aqui em breve) Thaís em um encontro que tivemos em um domingo qualquer no apartamento dos dois e que eu comi feito um mal educado.

É uma receita de pão recheado, simples e rápida de se preparar e que pode ser uma excelente opção para lanches, cafés da manhã ou até mesmo um pic-nic de sábado.

mistinho

MISTINHO

Ingredientes

50 grs. de Fermento Biológico
2 copos de leite morno
1 1/2 Colheres de sopa de açúcar
1/2 copo de óleo
2 ovos + 1 ovo
1/2 colher de sopa de sal
1 kg de farinha de trigo aproximadamente.

Modo de preparo

Coloque meio quilo de farinha no centro de uma bacia e adicione todos os ingredientes (deixando um dos ovos à parte) no centro do “monte de farinha” e com o auxílio de uma colher de pau, mexa. Quando tudo estiver misturado, adicione mais um pouco de farinha, até que a massa permita que você a sove com as mãos (o processo é rápido). Sove até a massa fica uniforme.

Deixe essa massa descansando por 30 minutos para crescer (em dias frios, cubra a massa com uma toalha).

Faça “bolinhas” com a massa e abra com a ajuda do rolo de macarrão. (eu polvilho o mármore da pia da cozinha com farinha de trigo e utilizo-a como base).

Recheie o centro das massas abertas, de forma que você possa “envelopar” os pães. Pincele a gema do ovo restante, no pão e leve ao forno pré aquecido à 200º até que a gema do ovo fique dourada.

Sirva com um suco ou bebida de sua preferência.

Sugestões de recheio

Presunto e queijo

Mortadela e queijo

Atum com gorgonzola

Frios picados

Salsicha

DICA: Caso sua família seja pequena e os 4 pães sejam excessivos, asse todos os quatro pães e congele-os, em embalagem hermética. Para consumir posteriormente, basta retirar do freezer e aquecê-los em forno moderado.

Veja outras Receitas de Pães aqui no Homem na Cozinha

Siga o painel Pães – Receitas e Dicas de Homem na Cozinha no Pinterest.

Artigo anterior
Próximo artigo
Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

Bacalhau á Brás

Arroz de Polvo

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular

Molho Bolonhesa

Bacalhau á Brás

Batata Rosti Recheada

Molho Sugo