Molho Pesto

13
30

Um dos exercícios que mais gosto ligado à culinária, é descobrir origem dos alimentos e suas histórias. O Molho Pesto, é original de Genova na Itália e enriquece massas e muitas vezes carnes, esse molho a base de manjericão tem diversas variações de receita, mas não varia muito da combinação de: manjericão, pinhole, alho e azeite. O nome do molho vem  do pestello (pilão em italiano) usado para esmagar (Pestare em italiano) que virou Pesto.

 

 

Ingredientes
2 xícaras de folhas de majericão lavadas
2 dentes de alho
1 xícara de queijo parmesão
1 xícara de pinoli (nozes)
1/2 xícara de azeite

Modo de preparo
Coloque no liquidificador o manjericão, o alho, o parmesão, o pinoli, o azeite e uma pedrinha de gelo. Bata e acrescente mais 1/2 xícara de azeite um pouco mais de azeite.
Aqueça tudo (junto ao macarrão) na panela.

O gelo no processamento funciona para manter a cor e o sabor do manjericão.

Foto de Brenbot em Creative Commons


13 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado por publicar a receita, fiquei apenas com uma dúvida: se devo aquecer junto ao macarrão, significa em panelas separadas? Ou seria aquecer juntos(misturados) molho e massa?
    Obrigado
    Ramsés IV

  2. O molho pesto verdadeiro é feito com queijo pecorino, pinholes, sal grosso, folhas de manjericão, óleo de oliva extra virgem, alho. É originário de Gênova, porisso chama-se Pesto Genovês. Tudo o mais é adaptação ou invenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here