sexta-feira, março 1, 2024
InícioSalgadosCeviche de Polvo

Ceviche de Polvo

Um prato de origem peruana que vem se tornando bastante conhecido e popularizado entre os brasileiros, o ceviche (ou cebiche) é um muito simples de se preparar e bastante prático, além de impressionar bastante.

A “versão oficial” do ceviche é uma marinada de peixe cru, com elementos cítricos – limão e/ou laranjas – e leva o leite de tigre, um caldo feito a base de caldo de peixe, vegetais e outros condimentos.

Nessa versão da receita de ceviche de polvo que apresentaremos a seguir, não preparamos o leite de tigre.

ceviche-de-polvo

Ceviche de Polvo

Ceviche de Polvo

Ingredientes

  • 1 polvo de aproximadamente 1,3kg
  • 1 cebola grande
  • 2 limões sicilianos
  • 1 laranja
  • 2 cebolas roxas
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 pimenta vermelha
  • 2 dentes de alho espremidos
  • sal a gosto
  • pimenta do reino
  • Coentro picado

Modo de preparo

  1. O primeiro passo, por conta do polvo ser um molusco, foi cozinhar o polvo junto da cebola grande (descascada e inteira) em uma panela cheia de água por aproximadamente 1 hora e 15 minutos ( o ponto do polvo é mesmo da cebola – com ajuda de um garfo, sinta o ponto da cebola).
  2. Corte o polvo em pedaços e reserve na geladeira para esfriar.
  3. Corte as cebolas roxas em tiras finas.
  4. Prepare o suco dos limões e da laranja, adicione o alho espremido, as tiras de cebola e a pimenta picada sem as sementes. Junte o polvo e deixe marinado por 2 horas na geladeira.
  5. Corrija o tempero com o sal e a pimenta do reino.
  6. Adicione o coentro picado e sirva.
https://www.homemnacozinha.com/ceviche-de-polvo/

Originalmente postado em 21 de nov de 2013

Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

6 COMENTÁRIOS

  1. Falando em preparo de polvo, uma dica que aprendi há muito tempo e sempre uso: mergulho o polvo inteiro, limpo, na temperatura ambiente, numa panela com bastante água fervendo. A fervura para devido o ingresso do polvo frio. Quando voltar a ferver (uns 2 ou 3 minutos depois) retiro o polvo e espero esfriar (uns 5 minutos). Volto o polvo na água fervendo pela segunda e ainda numa terceira vez. Pronto. Com esse procedimento o polvo fica mole o suficiente para ser usado em ceviche, sushi ou sashimi, com uma vantagem: mantem-se a pele e a cor arroxeada, ou seja, não fica "pelado" como ocorre se o fervemos por muito tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisment -

Most Popular

Fitzgerald

Pisco Sour

os 10 mandamentos do Risoto