Um prato de origem peruana que vem se tornando bastante conhecido e popularizado entre os brasileiros, o ceviche (ou cebiche) é um muito simples de se preparar e bastante prático, além de impressionar bastante.
A “versão oficial” do ceviche é uma marinada de peixe cru, com elementos cítricos – limão e/ou laranjas – e leva o leite de tigre, um caldo feito a base de caldo de peixe, vegetais e outros condimentos.
Nessa versão da receita de ceviche de polvo que apresentaremos a seguir, não preparamos o leite de tigre.
Ceviche de Polvo
Ingredientes
- 1 polvo de aproximadamente 1,3kg
- 1 cebola grande
- 2 limões sicilianos
- 1 laranja
- 2 cebolas roxas
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 pimenta vermelha
- 2 dentes de alho espremidos
- sal a gosto
- pimenta do reino
- Coentro picado
Modo de preparo
- O primeiro passo, por conta do polvo ser um molusco, foi cozinhar o polvo junto da cebola grande (descascada e inteira) em uma panela cheia de água por aproximadamente 1 hora e 15 minutos ( o ponto do polvo é mesmo da cebola – com ajuda de um garfo, sinta o ponto da cebola).
- Corte o polvo em pedaços e reserve na geladeira para esfriar.
- Corte as cebolas roxas em tiras finas.
- Prepare o suco dos limões e da laranja, adicione o alho espremido, as tiras de cebola e a pimenta picada sem as sementes. Junte o polvo e deixe marinado por 2 horas na geladeira.
- Corrija o tempero com o sal e a pimenta do reino.
- Adicione o coentro picado e sirva.
© 2024 Copyright Homem na Cozinha - Todos os direitos reservados
Originalmente postado em 21 de nov de 2013
Eu cozinho o polvo com a cebola inteira sem água nenhuma por 12 minutos. O próprio polvo solta líquido e fica super macio.
Abraços.
Vou tentar Ricardo….depois te digo se ficou bom..
Oi Andreia, pode ser fora da pressão?
[…] você gostou dessa receita, prove também o ceviche de polvo ou esse sanduÍche de carpaccio de salmão […]
Fiz esta receita e e perfeita.
Falando em preparo de polvo, uma dica que aprendi há muito tempo e sempre uso: mergulho o polvo inteiro, limpo, na temperatura ambiente, numa panela com bastante água fervendo. A fervura para devido o ingresso do polvo frio. Quando voltar a ferver (uns 2 ou 3 minutos depois) retiro o polvo e espero esfriar (uns 5 minutos). Volto o polvo na água fervendo pela segunda e ainda numa terceira vez. Pronto. Com esse procedimento o polvo fica mole o suficiente para ser usado em ceviche, sushi ou sashimi, com uma vantagem: mantem-se a pele e a cor arroxeada, ou seja, não fica "pelado" como ocorre se o fervemos por muito tempo.