quinta-feira, junho 13, 2024
InícioBebidasComo é feita a tequila e seus tipos?

Como é feita a tequila e seus tipos?

Em 2007, escrevi em meu blog pessoal um pequeno artigo sobre o processo como é feita a tequila. Como meu saudoso blog está as moscas, resolvi trazer o artigo para vocês aqui no Homem na Cozinha.

Como é feita a Tequila?

agaveEssa aguardente de origem mexicana, mais precisamente de Jalisco, tem esse nome em função do Vale onde ela foi originalmente produzida. A Tequila é produzida a partir do Agave Azul,que nada mais é do que uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita). Muito parecido com o abacaxi, o Agave possui um miolo (esse miolo leva o nome de piña) que é extraído e pode atingir até 70 Kg por ramo.

O consumo da piña crua não é indicado, pois trata-se de uma planta venenosa, porém com forte concentração de açúcar o que possibilida a destilação para produção da aguardente

O processo de fabricação da Tequila começa com o cozimento das piñas em fornos que tem ação semelhante às panelas de pressão, para posteriormente serem trituradas em grandes moinhos e então levadas para a fermentação. Aqui se inicia o processo de diferenciação da Tequila. Caso ela seja 100% agave, apenas a piña fermenta. Para os outros tipos (blanco e reposado), que não são “puros”, adicionam-se cana de açúcar de várias famílias para que os açúcares se misturem e a transformação em álcool etílico ocorra. Chega o momento do alambique, onde o preparado é aquecido à altas temperaturas, evaporam-se e condensam-se e voi-la, temos a tequila.

Temos então, três tipos básicos de tequila: Blanco, Reposado e Anejo.

Os tipos de Tequila

Blanco

é obtido após a segunda destilação. É a de sabor mais puro e tem coloração branca como água.

Reposado

após a conservação da tequila blanco por aproximadamente dois meses em barris de madeira, tem a coloração levemente escurescida. De sabor ligeiramente mais suave, é a mais consumida.

Anejo

é a tequila que passa aproximadamente um ano no mesmo barril. É a mais escura de todas e tem o sabor de madeira mais marcante. É indicada para os iniciantes no mundo da tequila.
Assim como o Whisky, a tequila pode ser “puro malte” ou blended. A Tequila 100% Agave, é a tequila pura, feita exclusivamente da piña, sem combinações ou misturas. Caso não haja essa identificação no rótulo da garrafa, ela não é 100% Agave. Porém, uma lei mexicana determina que só sejam chamadas de tequila, as bebidas que possuirem um mínimo de 60% de agave. Isso se deve à política do Consejo Regulador de Tequila, um organismo da qual fazem parte governo e produtores, visando sempre a qualidade do produto.

Marcas famosas

Marcas

cuervo-res_0853_r2A mais famosa para nós brasileiros é sem dúvida a Jose Cuervo (assim como no México), pois se trata de uma das destilarias de maior tradição. A Casa Cuervo teve origem em 1795 com a fundação da destilaria La Confradia de las Ánimas, que virou Taberna Cuervo e hoje é a famosa Casa Cuervo. Porém a família Cuervo havia iniciado nesse ramo em 1758, com uma destilaria na Hacienda de Arriba e precisou interromper suas atividades por 10 anos, em razão de uma lei proibindo fabricação e consumo de bebidas alcólicas. Tão antigas como a Casa Cuervo temos também a Tequila Sauza (1873) e a Tequila Herradura (1870). Já provei as três e garanto que escolher uma é tarefa dificílima.

Existem também marcas artesanais, como a Taberna do Maestro Tequilero. Essa tequila artesanalmente fabricada, no ano de 2003 teve produção de 64.800 garrafas do tipo oro e 43.200 garrafas do tipo Blanco numeradas. Posso me gabar de ser o proprietário da garrafa de número 680.

tequilero

Você deve estar se perguntando: Mas e aquele “vermezinho” que tem dentro da garrafa de tequila? Qual o tipo de tequila?

“bichinho” da tequila

O Gusano de Maguey é colocado em algumas garrafas de mezcal, nunca na tequila. Pela definição, o mezcal é obtido por diversas variedades de agave e não apenas do agave azul como a tequila. Algumas outras diferenças estão na forma de cozimento e destilação de cada uma das bebidas.

Para bebe-la, usamos o caballito – um pequeno copo, característico para tomar tequila. Esse copo, tem como característica o fato da base ser sempre mais estreita que a boca do copo. Diz-se que esses copos foram criados pelas taberna (fábricas de tequila) para se provar o licor recém destilado.

tequila_

Originalmente postado em 14 de ago de 2013

 

 

Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

Boulevardier

Negroni

7 COMENTÁRIOS

  1. Angela,

    infelizmente é um mal necessário. Por trazermos conteúdo gratuito, precisamos de divulgação dos nossos leitores e essa atualmente é a melhor forma de obtermos essa divulgação sem ficar implorando a cada receita/post.
    Mas posso garantir que estou sempre, pessoalmente, buscando melhorar, não só o conteúdo como o visual do site.
    mais uma vez, obrigado.

    Ricardo

  2. Não conhecia a Tequila até que recentemente comprei uma garrafa de Sauza que estava a bom preço no mercado (32,00 reais). Adorei essa bebida, tomo-a à maneira americana: um pouco de sal nas costas da mão e em seguida um trago. Aprecio bastante. Acho que vou parar de beber whisky e começar a me dedicar mais à Tequila, a Sauza, pelo que li, nem é das melhores, e ainda assim me agradou deveras; vou procurar pela Tequila 100% Agave, que tenho certeza deve ser ainda melhor. Só vale uma dica: Cuidado! A Tequila é suave e ficamos embriagados sem perceber.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular

Baião de dois

Boulevardier

Negroni