Início Blog Dica – como fazer conserva de pimenta

Dica – como fazer conserva de pimenta

89

Mais um dos vídeos da série de dicas com Knorr para vocês. Dessa vez, eu ensino como faço conserva de pimenta, aproveitando a dica da esterilização do vidro.

.

 

Link para o vídeo

 Veja também:
Esterilizar vidros para compotas
Geléia de Ameixa

Aproveite para conhecer nossa receita de geléia de pimenta.

89 COMENTÁRIOS

  1. Acabei aqui por acaso, procurando uma receita de conserva de pimenta. A dúvida é se só no óleo não fermenta. Já li em alguns lugares que começa a borbulhar e tudo mais… Obrigada

  2. […] seja de seu interesse fazer a conserva, clique aqui e veja nossa dica de como esterelizar vidros para […]

  3. AQUI VAI UMA DICA PARA CONSERVA DE PIMENTA NO ÓLEO, PARA NÃO FERMENTAR. FAÇA A CONSERVA, SEGUINDO A RECEITA, MAS EM VEZ DE ÓLEO, COLOQUE VINAGRE. DEIXE DESCANSAR POR 3 DIAS, DAÍ JOGUE O VINAGRE FORA, E PREENCHA COM ÓLEO. O VINAGRE TEM PROPRIEDADES DESINFETANTES QUE EVITAM A FORMAÇÃO DE LEVEDURAS OU DE BACTÉRIAS QUE POSSAM CONTAMINAR A CONSERVA

  4. Olá cobra, caí aqui, mas vamos lá, sou empresário e gosto de fazer umas comidinhas o básico de minas, gosto de tomar uns drinks, mande-me 2 ou 3 fáceis e que eu encontre ingredientes em mercados do interior, obrigado e saudações. Nilton.

    • Nilton, no blog tem mais de 350 receitas, tenho certeza que é muito mais produtivo para você procurar de acordo com seus gostos pessoais, do que eu te indicar, já que sou o "pai do filho" e não conseguiria escolher só 2 ou 3 😀

  5. Estou comecando a produzir pimentas e estou querendo a fazer conservas com elas, mas nao sei qual o tipo de pote e quais pimentas posso misturar para deixar mais apresentada a conserva
    Atenciosamente
    David – Poços de Caldas

  6. Olá
    Tenho uma plantação da pimenta boliviana chamada LOCOTO e pretendo comercializá-la em conserva.
    Perguntas: existe um modo diferente para conservar pimentas de famílias diferentes? na sua opinião, qual o melhor modo de conservá-las sem perder suas propriedades ?
    obrigada

    • Marilim,

      Se você pretende comercializar, sugiro que você busque informações no Sebrae. Existem questões técnicas que eu não tenho propriedade para responder à você e você pode ter problemas sanitários com isso.
      Como eu costumo dizer, as receitas que eu posto aqui tem caráter amador, não sendo indicado seu uso profissiona.

      Ricardo

  7. (Vaca atolada) eu prefiro uma receita simples, gosto de fazer assim, coloco em uma panela de pressão 5 litros, 1 kg de costela de boi fresca para cozinhá, com temperos verdes, cebolinha, coentro, pimenta do reino moida, caldo de carne, pimentão, tomate e outros . Em outra panela cozinho a aimpin os pedaços, com sal a gosto, depois junto a costela e o aimpim e dou outra fervida, pronto é só servir, fica uma delícia com um arroz ou macarrão para acompanhá…

    • Olha existe uma diferença entre…… vaca tolada……. e…….. costela com aimpin!
      A diferença é no tempero! Para cada Kg de costela nessecita de 6 a 8 TOMATES GARNDES E A MESMA
      QUANTIDADE DE CEBOLA GRANDES cortadas em pétalas!
      Dessa quantidades desses 2 ingredientes que vai dar o atolamento ¨na vaca¨..!
      E o resto do tempero é a gosto!
      Tente aí vc não vai se arrepender! tem mais vaca tolada é caldo! mais gostoso mesmo é curtir uns pedaços!

  8. Adquiri 5 exemplares da pimenta Bih Jolokia e gostaria de saber como faço para preparar uma conserva delas… acredito que no óleo a ardencia dela deve se manter mais do que em outros meios, mas nao tenho o suficiente para ficar experimentando… vou ter que acertar na primeira… existe algum procedimento especifico para esse tipo de pimenta???

    Abs!!!

  9. Boa tarde Mestre Cuca…….

    A pimenta que estou colhendo no próprio quintal de casa e fazendo a conserva está fermentando, jogando todo óleo ou vinagre para fora do vidro…..O que estou fazendo de errado…?
    Vai acabar a safrinha e vou ficar é sem pimenta nenhuma pra deixar curtindo e mais tarde degustar…..

    Abraço.

  10. Ola ricardo….me tira uma duvida, fiquei sabendo que nao se pode lavar as pimentas para colocar no vidro de conserva, tem alguma coisa relacionada com o surgimento de fungos, fermentaçao…..vc tem alguma dica relacionada a esse procedimento, pra que nao ocorra a tal da fermentaçao?

    obrigado..

    • Guilherme,

      realmente não sei o porque de não se lavar a pimenta. Eu acho necessário, principalmente se a pimenta é comprada por causa dos agrotóxicos.

      Vou verificar.

  11. Cobra e Guilherme,

    Vi uma vez uma matéria sobre conserva de pimentas na TV e a pessoa que fazia disse que não pode ter umidade nenhuma nas pimentas e que depois de lavá-las deve-se secar uma a uma para não ter problemas e só depois cortar o cabinho, para não correr o risco de ficar água dentro dela, a pessoa disse também que o vinagre pode fermentar e o frasco estourar, deve-se ter muito cuidado ao preparar a conserva.

  12. Quero fazer uma conserva com BATATINHAS, CEBOLINHAS INTEIRAS, PIMENTA VERDE, ALHO FATIADO E PIMENTA REDONDA VERMELHA. LI NUMA RESPOSTA SUA QUE DEVOCOLOCAR TUDO EM UM VIDRO E PRENCHER COM VINAGRE APÓS 3 DIAS JOGA O VINAGRE FORA E COMPLETA COM OLEO E ASSIM MESMO QUE DEVO PROCEDER???

  13. Depois que finalizei o processo de conservação das pimentas quanto tempo eu tenho que deixar fechado o decipiente para começar a consumir? e se depois desse tempo posso abrir e fecha-lo diariamente ou tenho que colocar em outro recipiente para evitar que estrague?

  14. ola,tenho pesquisado mas ainda nao encontrei resposta.sei que a feita no oleo ou azeite o sabor ficara no oleo, a feita no vinagre ficara na pimenta e a feita na cachaca.nao consigo encontrar resposta.

  15. Adorei a dica da receita de pimentas. Gostaria de saber se posso usar garrafinhas para isso( plástico) pretendo fazer lembrancinhas decorativas p/a mamãe. Que outros legumes poderia por.
    Abc.

  16. Fiz a receita diretamente em um fidro de azeite Extra-Virgem. escoei meio vodro e inserir a spimetas sem talos e preiamentes lavadas no Vinagre de Alcool, depois de secas fiz toda etapa sugerida e a pimenta parece ter fermentado a contece uma pressão ao abrir o frasco, as pimentas parecem estar estragando, o odor não é agradável!

  17. Olá a todos.
    Estou com o mesmo problema sobre a Conserva de
    pimenta Dedo de Moça no azeite.
    Minha esposa já fez duas vezes e sempre aparece fermentação
    com bolhas. Muito estranho.
    Será a Dedo de Moça incompatível com o azeite???

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile