Comecei algum tempo atrás um processo de reeducação alimentar, que para pessoas que adoram comer como eu, é bastante sacrificante.

A grande questão é que nesse processo, pelo menos no início, minhas opções estão bastante reduzidas e a procura por sabores diferentes tem me ajudado a continuar no processo.

Uma coisa que pouca gente sabe, é que durante esse processo não devemos eliminar totalmente a ingestão de gorduras. O que devemos fazer é explorar as chamadas gorduras boas e nas quantidades certas. Uma dessas gorduras é o azeite extra virgem. Resolvi fazer algumas experiências com azeite: ramos de oregano fresco, ramos de manjericão, alho e alecrim… mas fiquei com essa experiência na cabeça – o limão siciliano. O aromado limão em contraste com o aroma do azeite, não poderia dar errado.

azeite-limao-siciliano

Ingredientes

250 ml de azeite extra virgem (não, não pode ser outro)
1 limão siciliano

Modo de preparo

Despeje 100 ml do azeite em uma panela (a menor que você tiver) e reserve o restante.

Usando um descascador próprio, tire a casca do limão, eliminando toda a parte branca da casca (essa parte deixa o gosto amargo) e coloque na panela com o azeite.

preparacao-azeite

Leve ao fogo baixo, até que o azeite atinja 75o C (se não tiver termômetro, até começar a borbulhar). Espere esfriar um pouco e misture com o restante do azeite.

Coloque em vidro esterilizado e guarde protegido da luz.