Uma das coisas mais fascinantes quando se tem gastronomia como hobby, é conhecer culturas diferente, costumes, hábitos alimentares e principalmente sabores.

Pensando nisso, fui convidado pela MediaContacts e pela KLM para inspirar os participantes de um concurso cultural. O  Concurso “Explore o mundo através dos sentidos com a KLM” visa instigar os usuários do Facebook a inspirar-se em cada um dos 5 sentidos (audição, paladar, olfato, tato e visão) para associar uma foto a um dos mais de 240 destinos operados pela KLM.

Durante 5 semanas, os usuários devem sentir cada uma das dicas dos inspiradores convidados: Lalai (audição), Eu (Paladar), Cristiana Arcangeli (olfato) Edu Souza Campus (Tato) e o Daniel Mitsuo (visão). Ao final das 5 semanas, os 20 participantes com mais votos irão para a segunda fase, para concorrerem a 5 passagens para Amsterdam.

Qual o meu papel nisso?

Eu fui convidado para me basear em algum dos muitos destinos da KLM, para inspirar os participantes da promoção. Fugir dos destinos tradicionais era minha meta e por esse motivo, gravei um depoimento sobre a Índia e seus hábitos alimentares

A Alimentação Ayurvédica

A Tradição Hindu afirma que tudo no universo é composto pelos 5 elementos básicos da natureza – espaço ou éter, ar, fogo, água e terra.

Milenarmente os hindus unem dois a dois os elementos, formando Doshas (humores biológicos) e com isso influenciam a fisiologia humana a funcionar da melhor maneira possível, estabelecendo o equilíbrio.

A Base da alimentação de cada um dos indivíduos é a energia predominante, trazendo todo um lado místico e cultural na alimentação e dessa forma, harmonizando e aguçando paladar a cada dia. A temperatura e a textura dos alimentos, outros fatores essenciais da ayurvédica .

Restrições alimentares

Em um país com a grande população como a Índia,alguns costumes, atribuídos à religião, sejam na realidade fatores de sobrevivência. O fato do Hindu não consumir carne bovina não se trata de uma imposição religiosa e sim cultural e econômica.  O animal Bovino, produz muito mais vivo do que morto, incluindo aí 3 dos alimentos purificadores: leite, coalhada e gordura animal.

A partir desse hábito, grande parte da população indiana se tornou vegetariana, num grande festival de cores e sabores. A utilização de especiarias na composição de pratos com sabores marcantes.

Temperos  / Especiarias

Todo o lado místico e energético da tradição hindu, termina o ciclo nas especiarias, que com suas propriedade naturais estimulam os neurônios através do paladar.

Veja o vídeo e insipire-se a participar do concurso.