domingo, abril 21, 2024
InícioSalgadosMolho Madeira

Molho Madeira

Ingredientes:

3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ½ xícara de caldo de carne
¼ xícara de vinho madeira
sal e pimenta do reino a gosto

modo de preparo

Derreta a manteiga, junte a farinha e cozinhe até a mistura ficar com a coloração de caramelo. Retire do fogo e acrescente o caldo aos poucos. Volte a panela ao fogo e continue mexendo até ferver e engrossar. Junte o vinho, tempere a gosto e misture bem. Não deixe ferver. Dá 6 porções.

 

Artigo anterior
Próximo artigo
Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

13 COMENTÁRIOS

  1. obrigado pelo esclarecimento.

    fiz esta receita hoje mas não tive resultado satisfatório. Meu primeiro erro foi na quantidade de farinha de trigo. Coloquei as 3 colheres de sopa, mas acho que na receita são colheres rasas porque a quantidade de manteiga não foi suficiente para dissolver a farinha de trigo, com isso ficou bolas de farinha de trigo no molho. O segundo erro foi na quantidade de vinho. Coloquei mais de um quarto, com isso ficou um gosto bem acentuado no molho. Mesmo assim, não ficou de todo o mal. Como comprei a garrafa de vinho, ainda tem muito aqui pra tentar novamente ahuahuah

    acho que na próxima eu acerto.

    uma dúvida… qual a cor correta do molho após pronto? o meu ficou um pouco caramelo, só que mais escuro, pro marrom.

    mas os que eu vejo nos restaurantes aqui em Salvador são de uma coloração mais escura, um marrom bem forte.

  2. Moacir,

    a coloração é marrom mais para o claro, não é muito escuro não.

    Quanto à quantidade de ingredientes, tenta a combinação colher cheia de manteiga e rasa de farinha e nunca adicione os ingredientes secos de uma vez só. Vá aos poucos, pois você consegue controlar a "secura" do molho.

    • Antonio,

      Existem sim várias castas, porém a casta Tinta Negra é a mais comum, dominando mais de 90% do mercado, sendo assim mais barata que as outras castas que são normalmente usadas para vinhos envelhecidos.
      O importante é apenas usar vinho madeira, a casta da uva não terá uma influência tão marcante assim no aroma e sabor do molho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular

Boulevardier

Negroni

Berry Sparkler (Mocktail)