Massa de Pastel de Feira

322
394

Nada melhor que um  pastel de feira. Aqui você vai aprender a verdadeira massa de pastel de feira, para fazer em casa.

Massa de Pastel de Feira

Ingredientes

  • 2 xícarasde farinha de trigo
  • 1/2 xícara de água morna (aproximadamente)
  • 1 colher (sopa) vinagre branco
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de pinga

Modo de preparo

  1. Misturar a farinha e sal.
  2. Juntar o óleo, pingae o vinagre nessa ordem.
  3. Adicionar a água morna (de acordo com a região e temperatura pode ser necessário adicionar um pouco mais de água, porém a massa não pode ficar úmida).
  4. Reserve, na geladeira, de um dia para o outro.
  5. Preparação do pastel
  6. Com o rolo de macarrão, abra a massa bem fininha. Recheie à gosto e feche a massa com um garfo.
  7. Fritar em óleo bem quente.
https://www.homemnacozinha.com/massa-de-pastel-de-feira/

 



Veja Também:
Festival de Pastéis
Massa de pastel de forno de guaraná

massa de pastel de feira

Escorrer em papel toalha.

Dica 1: Papel de pão (aquele de padaria) pode ser utilizado, para grandes quantidades, porém o papel filtro “secará” o óleo do pastel.

Dica 2: Para conservar a massa de pastel em geladeira ou freezer, envolvê-la em filme plástico

Dica 3: Em ocasiões onde você vá fazer muitos pastéis, faça-os com antecedência e separe-os com filme plástico, guardando em geladeira (dica encontrada na Internet, porém não lembro o site, caso seja de sua autoria, me avise).



 

OBS: A Pinga é necessária para deixar a massa seca após a fritura da mesma. Não, não deve ser retirada.

OBS2: Se no seu país não tem pinga, use outra bebida que seja inodora e incolor ou então um pouco de álcool de cereais.

 Quer recheios?? Tem um monte aqui



322 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde!
    Tentei fazer sua massa de pastel, mas não obtive liga… são realmente 2kg de trigo ou são 2 xícaras????
    Aguardo resposta.
    Obrigada

  2. Mara,

    você tem razão. Houve um engano no momento de digitar a receita e acabei trocando.

    São duas xícaras de farinha (já atualizado no original).

    obrigado

  3. Fiz a receita ontem em casa e todos adoraram. Deu super certo. É só deixar a massa um pouco na geladeira antes de trabalhá-la.

  4. OI, vc diz para reservar a massa mas nao explica como: na geladeira, fora, envolta em filme plastico, ou pano. Tentei fazer uma vez e apesar de ano ter ficado ruim, nao ficou levinha como o pastel de feira. Ficou meio massudo…Obrigado

  5. Boa tarde; Pretendo abrir uma pastelaria, e gostaria de encontrar aquela massa:crocante e sequinha seria possivel nos enviar a receita da massa por favor. Obrigado.

    • Sara,

      não enviamos receitas por e-mail. A forma que esse site é rentabilizado é através do acesso. A única forma de receber e-mails com receitas, é assinando o recebimento no formulário abaixo de cada receita.

  6. ola,Boa noite,eu fiz uns pastei antecipados,envolvi cada pastel com plastico,e guardei na geladeira,qando eu fui fritalos,nao consegui,eles estavao moles e grudentos,perdi quase todos,voces sabem me dizer como aquelas pessoas das feiras fazem,pois eles levam os pasteis para feira,e os pasteis nao ficam moles como os meus,por favor me ajudem,aguardo resposta.Obrigado.

    • Elaine,

      como eu disse acima, a dica foi encontrada em um site de internet. Eu mesmo nunca fiz dessa forma. Sempre guardo a massa sem abri-la. Conversando com alguns feirantes, sugeriram envolver em farinha de trigo e panos de prato limpos, assim continuará com a massa seca.

    • Elaine, depois de feitos os pasteis,polvilhe com farinha de trigo e ponha-os entre panos abertos, tipo "pano de saco de farinha", e depois coloque um plático por cima de tudo e conserve em geladeira, dessa maneira eles não ficarão úmidos. Evite usar plastico entre os pasteis, pois eles não deixam os mesmo transpirarem.
      Vc deve prestar a atenção tbm com relação a espessura da massa e a umidade do recheio, senão eles vão amolecer a massa de dentro pra fora. No recheio de queijo isso é menos comum de acontecer, mas nos recheios de carne, italiana(queijo,tomate,orégano), marguerita, frango, etc… pode acontecer se o recheio estiver mais molhadinho, entendeu? Espero que dê certo.
      Abraço!

      Obs: O que eu disse com relação ao plástico, serve somente para pasteis recheados. Para a conservação da massa sem recheio na geladeira, siga as instruções do autor da receita/site

  7. tenho uma pastelaria e fiz sua receita porem a massa não fica crocante, fica mole,e quebradissa,gostaria que me ajudasse…grato

  8. Grande Cobra!

    Acabei de pensar em um pastel de feira e, claro, vim direto aqui. Vai ser duro encontrar a pinga aqui na Irlanda, mas vou tentar fazer a receita.

    []s

    • Gui…

      manda brasa….

      nunca tentei mudar para vodka a receita, mas ó que eu acho que é possível. O papel da pinga na receita é justamente deixar o pastel sequinho depois de frito.

    • Carol,

      nunca o fiz. Mas acredito que perderá um pouco da consistência. Tente e mande o resultado que eu publico.

      Valeu pela visita.

    • Arlete,

      sobre a quantidade, vai variar do tamanho e espessura do seu pastel.Quanto ao custo, não sei o custo e ele varia em cada cidade ou região de cidade. Sugiro que você vá a um supermercado e faça a cotação na sua região. é mais garantido e próximo da sua realidade.

  9. tenho uma banca de pastel em feira livre e gostaria que me desse uma dia.
    Nosso pastel fica bem sequinho e crocante, porém, quando embalamos pra viagem,
    no saquinho de papel que é embalado, este fica totalmente engordurado, dando a impressão que
    o pastel é encharcado de óleo.
    Como corrigir esse problema ??

    • Valdir,

      o pastel está "sequinho" por fora e por estar quente. O óleo, como em toda fritura, ainda está presente. Quando você o coloca no saquinho de papel, o calor (bafo/vapor) que se forma dentro do saco, faz com que o óleo que estava na parte de dentro do pastel, saia para fora, encharcando o saco. Com salgados, eu costumava usar Álcool de cereais para deixá-los mais secos, com pastel, nunca usei nada, não sei se funciona.

  10. GOSTARIA DE UMA RECEITA DE PASTEL QUE DEPOIS DELE FRITO, E COLOCADO NA ESTUFA DE SALGADOS
    ELE NAO MURCHA. TODOS QUE FAÇO FICAM BONITOS E COLOCADOS EM ESTUFA ELES ACABAM FICANDO FEIO E PERDE O SABOR.OBRIGADO

  11. Caro Cobra,
    Boa tarde. Vc teria receita d'aqueles pasteis com a massa
    "fofa" que comumente é comercializado lá no Rio?
    Obrigado.

  12. Ola, gostaria de agradecer vc por ter colocado esta receita no site, moro nos USA e tenho muitas saudades da comida do Brasil, principalmente dos famosos pasteis de feira, das coxinhas e kibes !!! Muito obrigado mesmo ! Tudo de bom !

  13. Monsieur COBRA! Ontem, 5ª feira, chegando em casa…aquela vontade 'LOUCA' de pastelar! Pastel de catupiry? Catupiry aqui em Bruxelas… só sonhando ou de foto. Se alguém vender eu compro até a loja! Entáo fiz a massa que a querida Tia Feliciana (Portuguesa) fazia: ao fritar o pastelzinho fica com muita e linda pururuca prá xuxu! É 'o' maravilhoso PASTEL! Náo tive outra: de recheio… na geladeira tinha aquêle queijinho mole tipo Fundido em forma de triângulo (cortei ao meio, juntei pimenta, salsinha, coentro, 1 alcaparra… meia azeitona, 'inventei' com o que havia na geladeira). Ficou beleza, mas hoje decidí: vim aqui no seu Site, buscar suas receitas para os recheios. Obrigada! É que nêste fim de semana em casa… só vai dar PASTEL: no café da manhá, almoço , aperitivo, jantar e ceia! Os que sobram (?héhéhé) iráo pro congelador prá algum outro momento… Dizer que em casa náo sou muito de frituras, mas PASTEL merece todo o óleo que êle quizer. Eu decidí! Ponto final e exclamaçáo! Abraços da Estrela Pasteleira de Sáo Vicente aqui na Bélgica.

  14. dear Cobra: embora seja um cirurgião dentista hoje possuo 8 barracas de pastel trabalhando em feiras
    livres e posso dizer que sua receita está quase correta mas os segredos voce nâo os tem e se quiser por acaso
    incrementar sua receita entre em contato com o email fornecido

    sem mais : odil

  15. Ola gostaria de saber se no lugar da pinga posso colocar alcool?
    porque aqui na italia nao se encontra pinga!
    Grata!!

    • Danubia,

      nunca utilizei álcool. Busque algum outro destilado à base de açucar como rum, pode ser que faça efeito parecido.

  16. Bom dia Cobra! Sempre quiz preparar pasteis de feira e nao tinha ainda encontrado a receita… obrigada pela receita vou fazer e depois deixo o meu comentario.

    Italia, 08 setembro 2009

    Cirlei Lorenzutti – Tia Lei

  17. olá adorei esta receita. mas gostaria de saber dos segredinhos que o (odil m said on 06-07-2009 ) disse que enviaria. adoraria te-los pelo email.

    obrigado.

  18. AMEI A SUA RECEITA E SIMPLES E FACIL DE FAZER , ESTOU NA ITALIA E NAO TEM PINGA MAS TEM A GRAPPA QUE E FEITA COM A UVA NAO E IGUAL E MENOS FORTE BJS……..

  19. Muito boa a receita Cobra!!! estou tentando acertar a receita pra montar uma pastelaria… vç tem mais alguma dica… vi na mensagem do ( odil m said on 06-07-2009 ) que ele tem alguns segredinhos… vç pode me dizer quais são…

    abç e parabens pela sua pagina e otima…

    • Carlos,

      eu não congelaria pastéis, como já disse anteriormente. Mas se vc o quiser assim mesmo, separe-os com filme plástico e congele em um recipiente à vácuo.

  20. Desculpe,mas não entendi direito.Depois que fizer envolvo um a um no filme e congelo no recipiente bem fechado?Obrigado + uma vez.

  21. Carlos,

    coloque apenas um plástico entre cada um dos pastéis. O "bem fechado" do recipiente deveria ser completamente sem ar, o que é muito dificil de obtermos em casa.

  22. Carlos, a resposta foi dada no comentário acima deste anterior.

    Na próxima vez que for comentar em um blog, seja mais educado, pois é uma resposta voluntária, caso você deseje uma consultoria, podemos conversar via e-mail.

    Ricardo

  23. Adorei a receita, é muito simples e praticas e minha familia se lambuzouuuuuuuu! Obrigada pelas dicas e continuem a ajudar sucesssssssssssso!

  24. Olá, gostaria se puder é claro, receitas de recheios para pastel variados pois pretendo abrir uma pastelaria aqui no Rio em breve.
    E se essa massa de pastel de feira é a massa ideal?
    desde ja agradeço!!

    • Ana Paula, temos alguns recheios na categoria de recheios, eles podem ser usados para pastéis. Mas antes de se aventurar em um negócio novo, sugiro estudá-lo muito bem.

  25. OLA BOA NOITE,GOSTARIA QUE ME DESCE A RECEITA CERTA PARA UM KILO DE TRIGO,POIS ESTOU ABRINDO UMA PASTELARIA E A SUA RECEITA É A MELHOR.aGUARDO SEU RETORNO.

    Att:Marciléia

    • Marciléia,

      como já comentei acima, essa é a receita que eu tenho. Não recomendo que mude as quantidades nas receitas, porém caso sinta necessidade, faça com cautela.

    • Maria Augusta,

      a Cachaça é essencial para o sucesso da receita. É a cachaça que deixará o pastel seco após a fritura.

      Caso o problema da cachaça seja o fato de ser uma bebida alcóolica, não é um problema uma vez que todas as propriedades alcóolicas deixam de existir no momento da fritura.

      Te garanto que todo pastel de feira que você já comeu, tinha cachaça na receita da massa.

  26. Adorei a receita da masa de pastel, mas gostaria de saber o que que eu faço para os pasteis não escureçam e fiquem duro um dia após o preparo, quando não vendo no mesmo dia.
    Visto que eu guardo na geladeira envolvido em filme pástico.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Bjo

  27. olá, essa receita é ótima, mas como passo no cilindro, já me falaram que tenho que passar dos dois lados da massa para ficar uniforme´. Sê possivel gostaria que me explica-se qual a maneira correta de passar no cilindro ele tem 30cm de larg. ogridada. Que Deus te abençõe.

  28. por gentileza,vc tem receita de pastel de forno ou de feira sem cachaça?o vinagre substitui ou outro ingrediente?brigadão querido

  29. È com esta receita deu vontade no povo de abrir uma pastelaria,e por que não?Só sei que vou pedir pra minha mãe fazer.se ficar igual aquela massinha sequimha cheia de bolhinhas,pode crer vç ganhou mais um amigo

  30. Parabéns pela massa do pastel…mto bom msm!

    *só uma dúvida…como faço para deixar a massa bem crocante,será q eu tenho q colocar mais pinga?

  31. Oi estou loca para comer esse delicioso pastel de feira que todo brasileiro tem na sua infancia. Vivo fora do pais e infelismente nao consigo a pinga aqui. Qual seria a melhor opcao para subistituila????. Sou chef e quero levar a meus clientes um pouco do nosso sabor brasileiro.rssrrssrsr
    Ah, parabens pela pagina esta super completa.

  32. gostaria se obter uma receita de massa de pastel de feira para abrir no cilindro eletrico devida a quantidade que sera consumida(negocio)aqui o pessoal gosta muitro de ver fazer na hora minha intençao e para grande escala,se puder me enviar vou achar otimo,parabens pelo sussesso que faz com suas receitas vc e realmente muito bom.

    • Como já disse anteriormente Renato,

      não é esse o objetivo do blog. Infelizmente não tenho como passar ou desenvolver tal receita para grande escala.

  33. Parabens pela receita!E parabens pela paciencia,pois muitagente nem lê as respostas anteriores,e fica perguntando a mesma coisa toda hora.
    Obrigado Cobra Said,pela vontade de ensinar.

  34. Ola!! nao moro no Brasil a muitos anos,e me deu uma vontade de comer pastel,esta semana,chegoume dar agua na boa,rsss,vou tentar fazer esta masssa que vai vinagre,eu gostaria de saber se posso congelar a massa e por quanto tempo posso deixar congelada?

    muito obrigada
    um abraco
    isabel:)

  35. Olá estou trabalhando em um supermercado,e lá temos uma lanchonete onde eu faço o salgado
    tentei farias receitas de patel mas não deu certo
    vou tentar a sua espero q de certo vamos tocer
    té mas bjs

  36. Ola'cobra!fiz sua massa e recebi varios elogios dos meus clientes.Eu tinha feito varias experiencias, graças a sua receita consegui agradar ao paladar dos meus clientes.bjs ROSE

  37. OI adoro pasteis pincipalmente da feira, já tentei muitas receitas mas nunca consegui acerta o ponta da massa vou testar a sua, espero q der certo volto pra te avisar um abraço..

  38. gostei muito da sua receita, meus clientes gostaram muito.Agora eu quero saber como faço para saber o tamanho certo do pastel de feira e quanto eu ponho de recheio para não ter prejuizo.Desde ja eu agradeço.

    • Wilma e todos os demais,

      eu já comentei aqui em alguns comentários que eu vivo desse espaço. Esse espaço e assunto são responsáveis pelos meus ganhos financeiros. Assim como todos vocês, eu tenho de receber pelo meu trabalho. Normalmente não cobro nada para fornecer minhas receitas, exibo publicidade e é daí que vem meus rendimentos.
      Mais uma vez preciso explicar para vocês que não posso simplesmente "ajuda-los" com seus negócios, pois esse é o meu negócio. Para isso eu preciso ser remunerado.
      Eu posso fazer cálculos de quantidade, de custos, montar cardápios, criar novas misturas, porém não posso fazer isso à título de ajuda. Faço isso como consultoria.

      agradeço a atenção e todas as visitas.

      Ricardo

  39. Estou precisando aprender fazer os chamados salgados que vão ao forno, tipo joelhos, salgados de queijo com presunto e não como fazer. O senhor teria receitas, e como devo proceder para adquiri-las?

  40. Oi Cobra,

    Copiei sua receita de pastel de feira e mal posso esperar para provar.

    Com certeza não vai ficar igualzinha a sua. Primeiro porque o tipo de farinha de trigo aqui onde moro(G.Bretanha), é diferente da nossa, é mais pesada. Mas ja tentei uma outra receita de pastel que deu certo.

    Perguntas:1) Posso substituir vinagre branco por vinagre de malte? Se não, por que tem que ser vinagre branco?

    2) e Pinga por conhaque. (Pinga não se encontra aqui, a não ser em algumas lojas especializadas todas muito distantes de onde vivo).

    Parabens pelo site. As descrições das receitas estão feitas com cuidado. Facil pra gente enteder.

    Feliz Ano Novo p/ voce e todos os seus.

    • olá Vera,

      1) não sei. creio que fique um restinho de sabor mais ácido do vinagre escuro.
      2) troque por vodka ao invés de conhaque.

      obrigado pela visita

  41. Adorei o site! muito legal mesmo. gosto muito de cozinhar, me faz bem, fico contente enquanto cozinho, e quando vejo pessoas satisfeitas quando acerto nas coisas que fasso. eu gostaria de fazer algum curso legal e qua nao seja tao caro, se vc puder me indicar algum site, ou telefone qualquer coisa ja ajuda. minha meta é abrir uma pizzaria, e no futuro um restaurante. a proposito, gostei bastante da receita, parece ser bem simples de fazer. é muito bom, encontrar conteudo de qualidade como o que foi postado. parabens pelo site, continue assim !

  42. óla cobra achei su areceita muito pratica,sou aposentada e transplantada preciso d+ uma renda p/ajudar nas despezas de convenio e vou tentar fazer massas como lasanha e outros agradeço por ter pessoas como vc p/ajudar outras pessoas,um abraço.carminha

  43. olá cobra, parabéns pelo seu site.A respeito da receita do pastel é que sou evangélica e não uso bebida alcólica em minhas receitas, a sua receita leva pinga, eu gostaria muito de esperimentar sua receita,você teria alguma sugestão pra me dar? Obrigada.

    • Jane,

      tenho dois argumentos para você. O Primeiro é que TODO pastel de feira que você comeu, contém aguardente. Fora isso, no momento em que você for fritar seus pastéis, o álcool contido na massa, será evaporado e cumprirá sua missão de deixar o pastel seco e crocante.
      Portanto, não dá para substituir a aguardente por nada, você pode eliminá-la, mas a receita não irá ficar seca e crocante após a fritura.

  44. oi tudo bem eu gostaria de saber si depois da feira si sobra pates si da pra aproveita pra o outro dia e que eu vendo na porta da escola aqui e sempri sobrava so que eu gardava na geladeira so que no outro dia que eu ai frita eli ficava seco e si quebrando so que era outra receita so com trigo aqua oleo e sal agora vou fazer com esta receita sua presiso que vc mim ajude com esta duvida
    obrigado jacilene .

    • Jacilene,

      me desculpe, mas não sei responder isso que você me perguntou. Não sei por que isso acontece. Comigo nunca aconteceu.

  45. Boa tarde Cobra, gostaria de saber se a farinha de trigo utilizada nessa receita de pastel é com fermento ? muito obrigado por tirar essa minha dúvida.

  46. Oi Cobra!

    Moro em Montréal, Canada. Nao precisa fazer UAU…pois com certeza a sua fantasia em relacao ao lugar nao sera nunca verdadeira!AH,AH,AH!
    Se um daiavoce quizer montar um pequeno negocio de pastel aqui, mesmo que eu nao tenha muito dinheiro, eu arranjo! Eles nao sabem o que é pastel de feira! E eu sozinha, nunca poderia fazer.

    Um grande abraco e se puder mande um e-mail.

    Obrigada e fique com Deus!

    Rosana

  47. Cobra eu vendo massa de pastel,preciso de sua ajuda,acontece o seguinte depois de pronta e embalada em plastico individualmente e colocadas na geladeira,depois de dois dias elas grudam de uma tal forma no plástico que acabam rasgando não tendo mais como manusea-las.
    Gostaria de saber se preciso fazer algo antes de leva-las á geladeira,ou se é mesmo preciso conseva-las em geladeira.
    Desde já agradeço…Cleuza.

  48. Adoreeei a massa deste pastel! Fiz aqui na minha ksa e minha irmã adorou! Disse que tava melhor do que a lanchonete da eskina! Minha mãe que não tava colocando confiança pq disse que eu não sei muito bem cozinhar tmb adorou!

  49. ola tudo bem
    eu queria saber se e necessario um cilindro para abrir a massa mesmo ou tem um outro modo mais facil pra vc indicar

  50. Cobra, Parabéns pelo trabalho e pelas dicas. Fiquei com uma dúvida. As quantidades dos ingredientes citadas refere-se a quantos pasteis normais de feira?

    Muito Grato
    Meujovem

    • Meu Jovem,

      como eu disse alguns comentários abaixo, varia muito com a espessura. Não consigo precisar, mas é bastante pastel

  51. eu abri uma pastelaria e gostaria se vc pudesse me ajudar. so que eu preciso de uma quantidade grande de receita e se vc pode me fornecer eu compro a massa e esta me dano prejuizo e não queria ter que fechar , é um sonho que realizei mas sem verba.obrigado se caso responder.

    • Sonia,

      eu não comercializo a massa, apenas publico a receita aqui no site. Espero que você encontre a solução por aí.

      Obrigado pela Visita.

  52. Oi cobra muito inteligente seu site e muito objetivo dentro da culinaria.Sou do lar e gosto muito de fazer novidades para filhos e netos quando veem aqui em minha casa e vc chegou para ficar em meus favoritos.Eu vi alguem pedindo a vc receitas de enrroladinhos de queijo e presunto,joelho e de outros assados .Acredito que vc tenha boas receitas caseiras eu tambem gostaria de recebelas .Desde ja agradeço sua atenção não so p/ comigo mais tambem com os outros pelo que vi .
    A massa é otima muito obrigado.
    Maysa

  53. Cobra, tentei por varias veses fazer uma receita de massa de pastel e, nunca deu certo. A sua saiu perfeita, e eu nao coloquei a cachaca(nao consigo encontrar onde moro) Ficou oooooootima! Muito obrigado amigao.

    • Maysa,

      fico feliz que faça parte dos momentos agradáveis de sua familia. É muito bom receber esse tipo de feedback. Caso você queria receber as receitas por e-mail, basta você colocar o seu e-mail no campo apropriado na barra lateral.

      Gilberto,

      A Cachaça entra na massa para secar o pastel quando frito. Recomendei algumas vezes aqui, a troca por vodka, que costuma ser encontrada em qualquer lugar com facilidade.

      abraço

  54. ai sr. cobra acabei de fazer á massa estou fazendo do geito que o senhor ensina , depois que eu provar digo como ficou um abraço .

  55. Por favor, a massa que vai pra geladeira pronta! vai homogênea, já sovada? e no outro dia quando retiro! sovo de novo e abro para fazer os pateis? abraço

  56. Ai cobra esperimentei e foi só sucesso, valeu seu blog é muito bom vou indicar, vou fazer mais receitas dele e mando recados, FÃ N 1 DO BLOG, gosto de culinaria e tenho boas receitas que irei mandar posteriormente OK. VALEU VEIO.

  57. valeu tava loka atraz de uma receita desses pasteis vendidos em feira essa sua receita caiu do céu rsrs valeu cobra…bjs e prabéns

  58. hola cobra td bem,no momento estou na espanha e ak e muito dificil achar pinga para compra gostaria de saber se no lugar de pinga pode ser vodka,ate mais

    • Cassia,

      como já disse anteriormente, nunca congelei. Tecnicamente vc pode deixar até 3 meses, mas não sei qual vai ser a reação da massa. Minha sugestão é fazer e consumir.

  59. Caro Cobra,
    comprei uma ótima máquina de fazer macarrão e ja fiz duas vezes. Amanhã vou fazer a terceira para a família da minha filha. Ficou ótima. A proxima aventura vai ser pastel com a sua receita. Minha mãe faz um recherio de camarão com pupunha fresca (palmito), aquela pimentinha e o carinho de mãe. Já viu o que vai dar,,, Hummm Obrigada, depois te conto.

  60. Olá Simone,

    Entao, gostaria de te ajudar…mas preciso saber DE QUAL FEIRA voce está falando, de que cidade. Sabe que o tamanho muda de acordo com o pasteleiro né ?

    Any useful ideas of info, folks ?

    Cobra, legal…mas me ajude (agora é sério) Pode ser vodka no lugar da pinga ? Moro na Noruega e aqui vai ser muito dificil achar uma 51, hehe

    Takk skal du ha ! (Obrigado)

  61. Cobra gostaria de saber como fazer um pastel com massa de pizza !!
    pois comi um e que a maça era mas gostosa que o rexeio como pode !!

  62. E ai o seu site e mil grau !gostaria de saber quanto tempo q o pastel pode ficar na geladeira para depois ser frito sem amolecer a massa ou ,tem algum truk para ele nao amolecer rapido tenho uma lanchonete e trabalho em uma empresa a minha irmã nao sabe fazer o pastel e nao tem tempo pois ela fica na lachonete pra min !Ai eu faço os pasteis de manhã e muitas vezes eles amolecem ate de tarde pois vendo pastel frito na hora! Ha a minha receita e 1 kilo de farinha de trigo 100 mls de oleo 1 colher de sal um ovo e 1 colher de pinga !ve se tem alguma coisa errada !!!!! juliano !!!!!valeu !

  63. Ola,Cobra.
    Td bem?Adorei suas receitas e gostaria de tirar uma duvida a farinha de trigo é sem fermento né?
    obrigada!

  64. ae, muito boa a massa. Você sabe quanto tempo posso manter na geladeira o pastel já recheado (somente com queijo) sem estragar? Eu fiz teste congelando os pasteis, mas na hora de fritar não fica tão bom como o sem congelar.

    Valeu!

  65. ola cobra adorei a receita vou fazer na proxima sexta! moro em paris aqui nao acho massa de pasteis, entao e melhor fazer bjus

  66. E ai Cobra tudo legal ?? Quero montar uma pastelaria usando um espaço comercial que tenho em casa… Qual receita de massa de pastel você me aconselha usar?? É melhor fazer a massa todos os dias ?? Nos recheios eu me garanto, adoro inventar… Hehehe…Moro em São Carlos – SP. o clima aqui é bem agradável, nos finais de tarde sempre começa fazer aquela brisa bem leve…….Aguardo ancioso a sua dica sobre a massa……Faz pouco tempo que peguei o gosto de cozinhar e minhã mulher esta adorando, ela não pilota mais o fogão, só o carro pra azar meu… Hehehe…Então se você puder me ajudar nessa ficarei muito grato…Outras dicas sobre massa para pastel serão muito bem vindas… Um grande abraço pra você e todos os seus… Fiquem com Deus, saúde e sucesso…………………..

    • Almir,

      como já disse antes nesse post mesmo, é muito complicado dar sugestões para negócios sem conhecer os principais fatores que envolvem esse empreendimento.
      As únicas dica que eu permito dar são: use material de primeira, para assegurar a qualidade do produto e mantenha sua produção fresca, isto é, massa diária. Independente da receita, faça a massa diariamente.

      Cobra

  67. Ola cobra tudo bém?

    qual é o segredo que os feirantes usam para estocarem os pasteis por mais de 6 horas sem resecar a massa eu ja fiz pasteis e deixei na gaveta
    igual os feirantes e todos os pasteis se ressecaram
    eu gostaria de montar uma barraca de pastel mais eu ainda não descobri este segredo seria possivel voce me ajudar.

    Grato
    Adalberto

    • Adalberto,

      nunca conversei com feirante sobre isso, mas sempre vi que os pastéis estão sempre polvilhados em farinha de trigo e envolvidos em panos de prato molhados.
      O ideal é conversar com pasteleiros de verdade, eu faço apenas para consumo próprio.

  68. ola! eu gostaria de saber se eu preciso de amassar a massa de pastel antes de colocar na geladeir.
    aguardo sua respostar

    .

  69. ola cobra tudo bem!
    eu gostaria de saber se e necessário,quer a massa de pastel fique na geladeira, de um dia para o outro.
    um abraço para voçe

  70. Caro amigo.
    Uma dica sobre frituras.
    Nunca escorra em papel. Escorra sempre ou em uma peneira, ou num escorredor plástico ou mesmo o escorredor metálico de massa.
    Fica sem gordura.
    Esta dica é de uma revista de receitas japonesas. Eles fazem assim o "tempura". Fica sequinho.
    Abraços

    Heron

    • Heron,

      você tem toda razão, peneira e escorredor metálico são melhores realmente. A grande questão é o descarte do óleo, que precisa ser feito da maneira correta e não despejado no lixo/ralo.

  71. eu tenho uma encomendade salgadinhos,e são 200 pasteis de carne ,será que posso congelar os pasteis já com o recheio?
    obrigada

    • Irene,

      como falei aqui diversas vezes, nunca congelei e não pretendo congelar pastéis. Sempre sugiro que as pessoas façam testes antes de congelar e voltem me dizendo o resultado, mas ninguém nunca voltou para me dizer se deu certo :(.

      Obrigado pela visita.

      Ricardo

  72. Ola!
    Moro fora do Brasil e como adoro pastel de feira-Minha mae trouxe a massa e eu recheei os pasteis e congelei (separando-os um a um com plastico)-e ficou otimo a cada vez q eu usava.

  73. oi queria pergunta essa receita da certo mesmo porq to com medo de faze-lá e a primeira vez que tento fazer massa para pastel.

    • Loredany,

      olhe o restante dos comentários e confirme por vc mesma o sucesso da receita. Melhor do que eu falar, são as pessoas que já fizeram confirmarem.

  74. Oi! Tô indo fazer agora….
    Achei diferente esta massa, porque nao leva ovo…
    Qual o rendimento?

    =-=-=-= Resposta -=-=-=-=-=-

    Cintia,

    já respondi ambas as perguntas nos outros comentários. Não estou respondendo mais, para não "inflacionar" os comentários.

  75. Moro aqui en USA e acabei de fazer essa receita …amanha vou fritar…espero que fique boa…amo pastel e aqui onde eu vivo nao tem…ja procurei em tudo q eh lugar 🙂

    • Eliane,

      não envio receitas por e-mail. O que eu tenho é um serviço que envia os posts automaticamente para os e-mail cadastrados. O ponto de cadastro fica na barra lateral do blog.

  76. bom fiz para vender essa massa dar super certo pq vendo de 200 a 250 pasteis por dia e nao da vencimento nao…..adorei e congelo ele sim da certo

  77. ola, moro na bolivia e acabei de falar com minha esposa que vamos fazer neste final de semana. Estou seco para comer pastel, hehehe… Abraço a todos.

  78. Oi tudo bom, espero que sim bom estou procurando receitas diferentes de pastel por que pretendo começar a vender adorei essa receita sua de massa vou fazer depois falo pra vc o que deu bjs….

  79. Boa Noite!gostaria de saber se essa massa,quando vai fechar o pastel fica bem colado,e nao abre,Obrigada.

  80. É gentil da sua parte em enviar receitas tradicionais como esta, porém vale salientar q ser educado com os participantes não doi, já q responde q não dá p/ repetir respostas, mas dá p/ ser indelicado!
    Afinal são pessoas inexperiente na cozinha…

    • Elenilsa,

      Não vejo onde fui indelicado em informar que não respondo pergunta repetida. Sinceramente, a preguiça em procurar a resposta nas perguntas que foram feitas anteriormente, em minha opinião, é que é indelicada. Lembro a você que todo o conteúdo do blog é gratuito e que responder perguntas repetidas consome um tempo que atualmente não tenho.
      obrigado pela sua visita.

  81. Ola!Gostaria de saber qual a fucao do vinagre branco na massa do pastel?Obrigada por ser sempre gentil.

  82. Oi boa tarde, ando assistir novela demais e vi pasteis e fiquei doida, vim pesquisar o site e vi logo escrito pastel de feira foi logo, pedi ao meu marido para fazer, amanhã vou frita-los. Adorei achar esta receita, e como faz falta as comidas brasileiras.

    Obrigada por ter esta receita tão pratica..

  83. a anos venho tentando fazer pastel ja perdi as contas de guantos silindros ja conprei e vendi de novo, pois não consegui de jeito nem um fazer.se eu conseguir fazer sua receita juro que vou adora-lo pro resto da minha vida!muitos bjs…

  84. [obs] tanbêm se não conseguir pode ter certesa não vai culpa sua. eu que sou pessima pasteleira. ai vou cotinuar conprando pois adóro pastel.abração…

  85. OLÁ, ESTAS MASSAS DE PASTEIS DE FEIRA OU ASSADO DA PRA FAZER A PIZZA CONE COM ELA, SENÃO QUAL SERIA Q MAIS INDICADA, OBRIGADO

  86. olha..só pra dizer que experimente usar como pizza cone, mas ficou muito seca…com um pouco mais de agua e oleo ficou bem…
    sensacional a receita…moro na inglaterra e meus filhos etavam secos por pastel…fiz, convidei uns brasileiros e foi sucesso..Cheers..

  87. gostaria de saber porque meus pasteis mucham depois que esfria, a massa fica linda, saborosa, fininha, sequinha e muchinha!!!

  88. Vou começar a trabalhar com pasteis,achei tua receita maravilhosa,espero q dar certo qualquer coisa comunico.obrigada

  89. Ola, sobre o congelar pastéis, eu faço e os congelo, porem não recomendo passar de 2 semanas congelado, a massa fica boa mas não tõa boa quanto na hora, por isso se vai fazer em quantidade lembre-se desse parzo para garantis um pastel gostoso.

  90. estou querendo montar uma mine pastelaria por isso solicitei esta receita espero que tudo de certo abraços

  91. Oi! Adorei sua massa, tbem aqui nos US da vida, sem jeito de achar aquela pastelaria, mas tentando por em pratica as delicias de memoria da infancia…Nao sei se tu ja respondeste, mas da para fazer os pasteis com a massa no mesmo dia de preparo? Obrigada.

  92. ADOREI o seu site, maravilhoso saber que como mulher não estou sozinha na cozinha, vou fazer uma receita por dia, muito obrigada mesmo, vc vai ser uma grande companheiro agora em diante….uhauhaua bjosss

  93. Ola,eu li os comentarios e nao consegui encontar a resposta pra minha pergunta q e a seguinte:Posso usar alcool,substituindo a pinga?Aqui nos USA nao tem cachaca…E com a vodka nao ficou legal:(
    Obrigada pelo seu tempo.Deus te abencoe.

  94. Ficou uma delicia essa massa, eu até sabia fazer só que estava faltando alguma coisa para a massa ficar macia e crocante e na sua receita achei o ponto que estava faltando, muito obrigado!!

  95. Oi cobra td blz…entao eu moro em Toronto Canada e estive fazendo uma pesquisa no seu blog achei muito interessante as suas dicas…entao eu faco e comercializo os meus pasteis de feira,mais agora fui convidada para fazer um grande evento o brasilian day toronto aonde vao passar muitas pessoas eu imagino ter que fazer uns 5.000 mil pasteis mais nao sei como conserva-los antes de frita-los pela grande quantidade entende sera que vc pode me orientar or favor,as penso em congelar tds mais sera que fica bom,ja ouvi dizer que pastel pode ser descongelado e fritos na hora e verdade isso me responde por favor grande abraco….

  96. minha filha encontrou sua receita eme pediu pra fazer,ficou maravilhosa ,o senhor agora faz parte da nossa vida ,obrigada por nos ajudar ,vc e um grande mestro dos pasteis adoramos todos os recheios,solicitados no festival.bjs que deus te ilumine muito e sempre abraços da familia veiga

  97. Cobra, já encontrei muitas receitas mas como a sua aconpanha das dicas nenhuma! Hj fiz sua receita e apesar de ter usado a farinha com fermento, o pastel ficou maravilhosooooooo!!!
    Muito obrigada por compartilhar conosco!
    ADOREIIIIIIIIIIII!
    AAA, e apropósito, deixei a massa esperando apenas uma hora p abríla, fritei no mesmo dia e ficou bom!A outra parte da massa está na geldeira p eu fazer amanha.

    Um grande abraço!

  98. Olà boa tarde, eu moro no Mexico e aqui ñ tem pinga eu posso fazer essa massa substituindo por outra bebida? Muito obrigada.

  99. Olá, moro em Portugal, tenho dúvidas a respeito da farinha de trigo,é com fermento ou sem fermento? obrigada um abraço.

  100. eu queria maiores informacoes sobre a massa para pasteis e como ficar sequinho e algumas receitas de recheios. Estou pretendendo montar uma pastelaria em minha cidade joao pesoa pois ja provei pasteis deliciosos em sao paulo .

  101. Qual é a função do óleo na massa de pastel? Seria, por acaso, para a massa não ficar mto gordurosa, após a fritura? Ou esta é a função do vinagre e da pinga??

    Obrigada.

    Abraços

  102. pf me responde logo eu preciso saber amnhã é festa da minha filha e eu quero saber se é obrigatori usar pinga ou melhor agua ardete

  103. Cara, eu preciso congelar pq tenho que fazer em grande quantidade. Mas depois de congelado a massa não vai ficar quebradissa na hora de fechar o pastel?

  104. olá boa tarde, vivo em Portugal… estou interessada em abrir uma barraca de paltel como se tem no Brasil… gostaria de algumas dicas para abrir a masa… envolver em pelicula aderente…. fazer em grande quantidade…. etc preciso saber tudo…
    OBRIGADA

  105. Olá amigo!!!

    Tenho uma barraca de pastel e fabrico minha própria massa. Porém, ela fica muito oleosa depois de algumas horas.

    Gostaria de saber se o vinagre tem a função de cortar a oleosidade da massa?

    Tenho a intenção de vender essa massa, então preciso diminuir a oleosidade da mesma.

    Grato,

  106. desculpa, mas para que serve o vingre no pastel? é realmente necessário utilizá-lo na receita, pois tenho um certo problema com vinagre posso tirá- lo da receita?
    Obrigada :*

  107. gostaria de saber por quanto tempo posso deixar congelado no freezer o pastel de feira ja montado com recheio obrigada.

  108. Boa tarde!Agradeco,pela sua atencao e carinho.Fiz a receita do Pastel ficou perfeito,meus amigos adoraram,nao tem como errar,o Pastel fica uma delicia.HUMMMMMMMMMMM!!!!!

  109. OLA A TODOS
    VOU TENTAR FAZER ESTA RECEITA ESTOU NA NORUEGA VAMOS VER COMO FICARA EM BREVE COMENTO O DEPOIS HEHEHE ABRACOS A TODOS
    BRASILEIROS.

  110. Olá, posso reservar o pastel já recheado na geladeira ou freezer? Se sim, durante quanto tempo posso deicar guardado?

  111. Ola, gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer a massa sem a pinga, porque morro no sudao, e aqui bebida alcoolica eh proibida por lei.
    Aguardo anciosamente pela resposta

    Laura

  112. oi boa tarde .abri minha pastelaria mas dependo do fornecedor da massa,com essa quantidade da receita posso fazer bastante e congelar.por favor preciso de todas as informaçoes de armazenament,posso fazer gde qtdade de massa com essa receita gde abraço.ha moro no interior de são paulo

  113. Então, devo rechear os pasteis e por na geladeira com filme até o hora de fritar porém resta saber qto tempo ele aguenta já recheado, e se isso vale para todos os tipos de recheio???
    Par favor não me deixem sem resposta.
    Obrigada,

  114. ola gostaria de saber o q acontece com a fritura que ela fica mais seca quando se coloca cachaça??
    obrigada
    a receita é ótima!!

    • José,

      a cachaça (ou aguardente) é mais barata que o álcool de cereais, por isso ela é usada. Usar o álcool é disperdício.

  115. gostaria de saber por quanto tempo poço deixar a massa no freezer e na geladeira
    deis de ja meus agradeciemntos pela atenção

  116. COBRA,voce diz para juntar os ingredientes na ordem,depois deixar na geladeira 24h.Pergunto:deixo os ingredientes misturados AMASSADOS na geladeira ou AMASSO no dia seguinte antes de abrir a massa? grato,no aguardo.

  117. fiz a massa , mas ficou seca depois q fritei . Nao ficou com aquele efeito um pouco elastico qdo morde, e sim , esfarelado. Pq sera?
    Aqui na Alemanha o trigo eh u pouco mais soltinho que no Br, sera por isso?
    E pq o truque de por na geladeira por um dia ?

    Obrigada .

  118. Olá bom dia,

    Vi sua receita para o pastel.. Mas na feira aqui perto de casa, todos o pasteleiros falam que usam banha de animal na massa! É verdade? Para que?

    At: Israel

  119. Cobra, moro na Alemanha e aqui não tem pastel e a cachaça é cara, cerca de 30 euros a garrafa. Várias pessoas perguntam sobre a substituição dela e não encontrei resposta… Por gentileza, diga-nos se há e qual o produto pode substituí-la.
    Muito Obrigada!

  120. oi gostaria de seber porque os meus pasteis vao pra estufa eles amolesem ja tentei de tudo mais nao fica uma massa sequinha na estuva porque?????

  121. Olá cobra, tudo bem?

    olha gostaria que você me passasse uma receita de recheio de camarão, para pastel, mais que o camarão fique inteiro e uma outra receita de recheio para pastel de palmito se for atendido ficarei grato e se fizer sucesso te aviso!!

    Abraços até

  122. Oi Cobra!! como nao vi suas respostas neste site, volto a repetir a pergunta da telma, porem diferente, posso usar wisky na massa? pois onde moro nao tem pinga!!
    agradeco pela resposta

  123. Moro na Italia e usei grappa no lugar da pinga. O resultado foi o mesmo, porque afinal è o alcool que dà a crocanteza no pastel.

  124. Oi, gostaria de saber o que acontece se eu não deixar a massa de pastel de um dia para o outro na geledeira…Obrigada, Paola.

  125. Olá tudo bem! gostaria de saber quanto tempo posso deixar a massa de pastel na geladeira ( digo qual o tempo de validade da massa. Obrigado!

    • Simone,

      não deixei de responder nenhuma pergunta inédita. Realmente não respondo as perguntas que já foram respondidas. Basta navegar pelos comentários antigos para ver as perguntas anteriores.

  126. oi gostaria de seber porque os meus pasteis vao pra estufa eles amolesem ja tentei de tudo mais nao fica uma massa sequinha na estuva porque?????

Comments are closed.